Notícia
11/09/2022 16:00
Brasil volta pra casa com quatro medalhas do Olympic Hopes
Um ouro, uma prata e dois bronzes, a delegação brasileira era composta por três canoístas que fazem parte da equipe de base da Canoagem Velocidade. Lucas dos Santos e Mateus Bastos ficaram entre os melhores atletas do evento

Com a mala cheia e pesada! A equipe do Brasil está voltando de Bratislava na Eslováquia depois de participar do Olympic Hopes com quatro medalhas conquistadas durante quatro dias de competições. Os atletas Lucas dos Santos, Mateus Bastos e Adriely Santos Viana representaram o país na competição, a equipe foi liderada pelo treinador Lauro de Souza Júnior.
 
No C2 vieram os maiores resultados, a dupla Lucas Santos e Mateus Bastos competiu na prova Sub-15/16 em duas distâncias: Nos 1000 metros veio a medalha de ouro, já nos 500, a conquista foi uma prata. Ambos também subiram no pódio individualmente, cada um garantiu um bronze. Mateus na prova do C1 1000 metros Sub-16 e Lucas no C1 500 metros Sub-15.
 
O evento fez uma listagem de pontuação geral entre os países e também por atleta individualmente. Entre os 402 avaliados, por causa do seu bom desempenho, Lucas Santos ficou em 3º lugar geral com 30.5 pontos. “Meu primeiro campeonato internacional, estou muito satisfeito com a minha colocação e espero que eu possa melhorar mais e mais futuramente”, comenta Lucas.
 
Seu colega Mateus Bastos foi o 5º melhor com 28.5 pontos. Adriely Santos Viana em 170º posição. O Brasil terminou em 12º lugar geral com 65 pontos.
 
“Foi um evento bom, foi uma grande experiência, gostei bastante da minha performance, representei o Brasil bem no meu ponto de vista. Cheguei bem colado nos meus adversários, obrigado pela torcida”, diz Mateus.
 
Além dos pódios, foram obtidos importantes resultados, veja a tabela geral do resultado dos brasileiros:
 
C1 Masculino Sub-15 com Lucas Santos
500m – 3º lugar (bronze)
200m – 4º lugar
1000m – 4º lugar
 
C1 Masculino Sub-16 com Mateus Bastos
1000m – 3º lugar (bronze)
200m – 5º lugar
500m – 5º lugar
 
C2 Masculino Sub-15/16 com Lucas Santos e Mateus Bastos
500m – 1º lugar (ouro)
200m – 4º lugar
1000m – 4º lugar
 
C1 Feminino Sub-17 com Adriely Santos Viana
200m – 4º lugar
 
Essa competição fez parte da preparação brasileira para desenvolver os novos atletas visando os próximos ciclos olímpicos, acompanhados por Lauro de Souza Júnior, o treinador da Equipe Nacional de Canoagem Velocidade. O Olympic Hopes reuniu 40 países com atletas que são as promessas do futuro, o evento é considerado um Mundial porque as potências no esporte levam seus melhores nomes para esse grande desafio.
 
“Nossos atletas foram competitivos, pegamos “Finais A” em todas as provas, medalhamos em algumas delas. Estávamos disputando com as principais potencias da canoagem, ganhando e perdendo provas. Mas o mais importante é a experiência que eles tiveram. Pra mim isso é tão importante quanto as medalhas que conquistamos em Mundiais ou em Jogos Olímpicos, sem esse trabalho de base nós não teremos no futuro novas medalhas olímpicas. Eu estou muito feliz em ver a transformação da Canoagem Brasileira rumo a se tornar uma grande potência na canoa”, afirma Lauro.
 
Os canoístas treinam na Equipe Nacional Permanente em Capitólio/MG que conta com o apoio da Prefeitura Municipal no projeto de desenvolvimento da Canoagem Velocidade. Para o Prefeito Cristiano Geraldo Silva, o resultado é animador para a sua cidade, que colhe os frutos do trabalho nacional que é realizado no local e também um ganho para os jovens de Capitólio. 
 
"Capitólio abraçou, a CBCa abraçou, a gente fica muito feliz por esses resultados da base olímpica brasileira. É um projeto que vem transformando não só os atletas da base olímpica mas também muitas crianças da nossa cidade. Nós temos um projeto aqui com as crianças que estudam nas escolas do campo e também nas escolas dentro da cidade e vem surtindo um resultado muito bom e muito bacana. A visibilidade também que ganhamos para Capitólio é muito positiva, eu quero parabenizar os atletas que ficaram entre os melhores do evento, o Lucas e o Mateus e ficamos muito felizes pela CBCa ter escolhido Capitólio para essa grande parceria", fala.
 
A Equipe Técnica que acompanhou os atletas era formada por Alvaro Acco Koslowski, chefe de equipe. Lauro de Souza Júnior e Figueroa Conceição Souza como treinadores.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus