24/11/2019 17:52
Brasil garante a medalha de prata no Pan de Caiaque Polo
O pódio veio na categoria Masculino Sênior em um jogo bastante disputado onde os Estados Unidos conseguiu garantir o ouro depois de virar a partida contra os brasileiros

FOTOS: Junior Castilho

Terminou neste domingo (24) o Campeonato Pan-americano de Caiaque Polo, foram três categorias disputadas no evento que contou com mais de 100 atletas. Na disputa do Masculino Sênior o time brasileiro disputou a final com os Estados Unidos e garantiu a medalha de prata. Já entre as mulheres o Canadá levou a melhor e na categoria Sub 21 a Guiana Francesa ficou com a medalha de ouro. Ao todo foram três dias de competições que movimentaram São Miguel Arcanjo no interior de São Paulo.

Uma final de arrepiar! A última partida do campeonato e a mais esperada pela torcida no dia foi a final do Masculino Sênior entre o Brasil e os Estados Unidos, a torcida lotou as arquibancadas ao redor da Lagoa do Guapé onde as provas foram realizadas. Os brasileiros saíram na frente e agitaram ainda mais o jogo, mas os norte-americanos conseguiram garantir o empate e levar o jogo para a prorrogação. No “Mata-Mata” o time da terra do “Tio Sam” conseguiu fazer mais um gol e encerrar a disputa acirrada.

“Foi uma partida pegada, começamos na frente, demos o sangue até o final e acabou não dando pra gente, estávamos invictos e já tínhamos superados eles aqui por 3 a 1, mas agora eles acabaram nos superando”, fala Mauro Palácios, autor do gol brasileiro na partida que terminou em 2 a 1 para os Estados Unidos. Além de Mauro jogaram os atletas Rafael Barbieri, Guilherme Rabelo, Leonardo Colomera, Paulo Cesar, Paulo Henrique, Gabriel Rocha, Mauro Palácios e o treinador Fernando Carazzato.

Na disputa do Masculino Sub 21 o Brasil garantiu a medalha de bronze, eles foram superados pela Guiana Francesa que levou a medalha de ouro e a Argentina que leva a medalha de prata, “Treinamos juntos a aproximadamente há uns três anos, foi uma grande experiência pra nós, vamos treinar ainda mais para conseguir ir mais longe”, comenta Pedro Caldeirão atleta do time brasileiro que contou também com João Otavio Figueiredo Morais, Olavo Camarco, Otavio Cassucio, Hermon Eliel e Gabriel Moreira.

O time feminino do Brasil ficou na quinta posição, remando há menos de um ano as canoístas formaram uma equipe de mulheres brasileiras no Caiaque Polo depois de quase 19 anos. “Achamos muito importante pra gente, somos um time muito novo, estamos crescendo ainda em todos jogos. É muito importante trazer as mulheres para competir, estamos na luta, estamos seguindo e estamos aqui para mostrar que queremos fazer e crescer”, fala a atleta brasileira Jessica Montanini. Além dela, o time estava composto por Fabiana Coneglian, Letícia Nishioka, Paula Elbi, Raquel Godoi, Jackeline Scarpelli, Jarina Aizawa, Bianca Giormo e Valéria Bercini.  Quem levou a medalha de ouro entre as mulheres foi o Canadá, a prata ficou com a Guiana Francesa e o bronze com os Estados Unidos.

O evento marcou São Miguel Arcanjo/SP
Se dentro da lagoa foi eletrizante, fora da água a torcida fez bonito e lotou as arquibancadas instaladas ao redor das disputas, nos três dias de competições o movimento era intenso no local, muitos queriam conhecer um pouco mais do esporte já outros gostaram da agitação na cidade trazida pelo Caiaque Polo.

“Gostaria de agradecer todos os organizadores, esse grande evento que foi realizado aqui na nossa cidade. Hoje estamos finalizando com uma alegria muito grande porque ocorreu tudo bem, parabenizar a todos pela essa grande festa. Entramos no cenário internacional de competições e São Miguel Arcanjo estará sempre de portas abertas para receber a todos com muita alegria”, afirma Marcos Rogério de Almeida, Secretário de Esportes de São Miguel Arcanjo.

O evento contou o apoio da Prefeitura Municipal, patrocínio da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo e coordenação do Comitê de Caiaque Polo da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa.

“Temos a satisfação e o prazer de estar presente e representar o Governo do Estado de São Paulo, nós apoiamos o evento junto com a Prefeitura Municipal, esse evento trás uma grande importância não só para o município mas também para toda a região e também o nosso estado, é uma honra sediar um evento internacional, e quero parabenizar toda a região por essa grande ação esportiva”, comenta Aildo Rodrigues, Secretário de Esportes do Estado de São Paulo.

Para Guilherme Galvão, supervisor do Comitê de Caiaque Polo da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, o evento superou todas as expectativas. “Fizemos um grande campeonato, eu não tenho palavras para agradecer todos os parceiros e patrocinadores que nos ajudaram a executar o Pan-americano, todos os atletas gostaram, o público participou e fechamos com chave de ouro”, fala.

Vagas para o Mundial em Roma na Itália
Os Estados Unidos pelo Masculino Sênior, Canadá no Feminino Sênior e Guiana Francesa no Masculino Sub-21 garantiram vagas diretas para o Mundial de Caiaque Polo que acontecerá em 2020 em Roma na Itália, o Brasil agora buscará uma vaga junto a organização uma vaga remanescente para poder participar.

Filiações
Patrocínio