Brasil estará presente na Copa do Mundo de Canoagem Velocidade em Szeged na Hungria
O país participará com dois atletas, Filipe Vieira e Erlon de Souza, a dupla irá competir no C2 e no C1 no evento que acontece entre os dias 11 a 14 de maio.
Começou a temporada de competições internacionais para a Canoagem Velocidade, o primeiro desafio será na 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade que ocorrerá neste final de semana, entre os dias 11 a 14 de maio, na cidade de Szeged – Hungria.
O país será representado pelos atletas Erlon de Souza e Filipe Santana Vieira, eles irão competir nas provas da canoa. A equipe técnica responsável é formada por Alvaro Acco Koslowski que é Chefe de Equipe, o Treinador Lauro de Souza Júnior e o Auxiliar Técnico Nivalter Santos de Jesus. Os cinco já estão em Hungria e retornam ao Brasil no dia 15 de maio.
“Esta competição pra nós é um laboratório, como fazemos em todos os últimos anos, a medalha pode ser uma consequência, mas o fundamental é avaliar como está o desempenho dos nossos atletas perante os atletas internacionais. O Erlon e o Filipe estão remando juntos há um ano, Filipe um jovem com um grande caminho pela frente, e o Erlon trás a experiência de três edições olímpicas, pra nós vai ser mais uma boa análise dentro do nosso planejamento para Paris 2024 em busca de medalhas olímpicas”, comenta Lauro.
Erlon e Filipe competiram juntos internacionalmente no ano passado, a dupla estreou no Mundial de Canoagem Velocidade em Halifax no Canadá, e garantiram a 5ª colocação no C2 1000m, uma semana depois disputaram o Campeonato Pan-americano também no Canadá e ganharam um ouro pelo C2, na distância dos 500 metros. Nos Jogos Sul-americanos em Assunção veio mais um bronze no C2 1000m.
“Vai ser muito importante esta competição pra gente, vamos avaliar bem o nosso desempenho, o nosso foco é estudar bem também os nossos adversários”, fala Erlon. E Filipe complementa, “estou bem mais maduro em participar de provas internacionais, há um ano treinando ao lado do Erlon agora é o momento de ajustarmos a nossa embarcação e pensar no Mundial”, diz.
Isaquias Queiroz fica no Brasil e se prepara para o Mundial
E equipe técnica e o atleta Isaquias Queiroz, decidiram estrategicamente que o canoísta irá competir internacionalmente direto no Mundial de Canoagem Velocidade que acontecerá em agosto em Duisburg na Alemanha, evento que será classificatório para os Jogos Olímpicos Paris 2024. O campeão olímpico segue realizando treinamentos no Brasil.