Notícia
20/11/2017 11:40
Brasil é hexacampeão Pan-americano de Caiaque Polo
Feito inédito foi realizado neste final de semana durante o Campeonato Pan-americano de Caiaque Polo, realizado na Argentina

Fotos: MerLe fotografía


Neste final de semana os atletas da Seleção Brasileira de Caiaque Polo viajaram para a Argentina para participar do Campeonato Pan-americano da modalidade. Esta era a competição mais importante do ano, pois além de ser o único evento internacional de 2017 ainda era classificatória para o Campeonato Mundial de Caiaque Polo que será realizado no Canadá no ano que vem.
 
A competição sediada em Buenos Aires, capital da Argentina, contou com a participação de atletas do Canadá, Estados Unidos, Brasil, Guiana Francesa, e Argentina, que participou com uma equipe principal e outra Sub-21 nas categorias Sênior Masculino e Feminino e Sub-21 Masculino. A disputa foi dividida em duas fases, na primeira todas as seleções se enfrentam, e as quatro com maior pontuação passavam para a segunda fase, na qual o 1º colocado da primeira fase enfrenta o 4º e o 2ª enfrenta o 3º colocado, os vencedores disputam a medalha de ouro e os perdedores se enfrentam para definir o vencedor do bronze pan-americano.
 
O Brasil chegou na Argentina como o grande favorito, a Seleção é pentacampeã Pan-americana e estava focada para reconquistar o ouro, que estava atualmente com os canadenses, além da vaga para o Campeonato Mundial de Caiaque Polo que será realizado no Canadá em 2018. Os atletas brasileiros entraram na água com muita vontade e já mostraram nas duas primeiras partidas que não foram para a Argentina apenas para participar. Uma vitória de 10x01 contra a equipe da Guiana Francesa deu confiança para os brasileiros que venceram os anfitriões na segunda partida por 08x03, praticamente garantindo os brasileiros na segunda fase. Os brasileiros ainda venceram as três partidas restantes da primeira fase: 05x00 contra os americanos, 12x01 nos defensores do título Pan-americano, a equipe canadense e 09x03 sobre a equipe da Argentina Sub-21.
 
Na segunda fase o Brasil teve que passar pelos americanos novamente, se quisesse continuar na busca pelo hexacampeonato. Os atletas brasileiros não tomaram conhecimento dos adversários e garantiram a vaga para a final, que seria disputada contra a Guiana Francesa. Na partida final os brasileiros mantiveram o bom desempenho e venceram a prova pelo placar de 10x02, garantindo assim a vaga para o Mundial de 2018 e o hexacampeonato pan-americano na modalidade. Os anfitriões garantiram a medalha de bronze ao vencer os norte-americanos pelo placar de 04x03.
 
 
Guilherme Galvão, diretor de Caiaque Polo junto à Confederação Brasileira de Canoagem, comemorou o resultado “Estamos muito contentes com o resultado, o Brasil veio para a Argentina como favorito e não decepcionou. Conseguimos ser campeões invictos e fizemos uma final em que os nossos adversários mal tocaram na bola. O nível do Brasil está muito alto em relação aos outros países”, comemorou. O técnico da Seleção Brasileira de Caiaque Polo, Fernando Souza Lima Carazzato também comemorou o bom desempenho da equipe. “O resultado foi excelente, estamos há nove meses fazendo treinamentos físicos e táticos, nos preparando para essa competição. Não tivemos dificuldade em nenhum dos jogos e conseguimos resultados robustos contra seleções que haviam nos derrotado no Pan-americano passado. Esse resultado vai trazer mais credibilidade para o Caiaque Polo Brasileiro, tanto no Brasil quanto lá fora. Se mantivermos esse nível quem sabe podemos voltar ao top 10 no próximo Mundial”, projeta Fernando.
 
“Gostaríamos de agradecer ao apoio da CBCa e com esse resultado esperamos mostrar à todos que o Caiaque Polo Brasileiro merece receber apoio e ser incentivado, agora vamos em busca de bons resultados no Mundial no Canadá”, finaliza Fernando Carazzato.
 
A modalidade terminou suas atividades oficiais em 2017, no ano que vem a modalidade tem pelo menos dois compromissos nacionais, o Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo que será realizado em São Miguel Arcanjo – SP, e a seletiva nacional para o Campeonato Mundial, sem data ou local definidos. O calendário internacional está reservado para o Mundial, que será realizado no Canadá, no segundo semestre.

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +