Notícia
08/10/2017 15:10
Brasil conquista duas medalhas nos Jogos Sul-americanos da Juventude
Promessas da Canoagem Velocidade garantem um ouro e uma prata em Santiago

Hoje foi o último dia de disputas dos II Jogos Sul-americanos da Juventude para a Canoagem Velocidade, e a Canoagem Brasileira fechou a competição com chave de ouro, com a conquista do primeiro lugar do atleta Diego Nascimento e a prata de Josias Souza.
 
A cidade de Santiago sediou a competição desde quinta-feira (05) e neste domingo presenciou as finais das provas da Canoagem Velocidade. Nesta competição as provas são confrontos entre dois atletas em um circuito de 400m, em um formato “todos contra todos”. O atleta percorre duas retas de 80m cada, duas curvas e uma reta diagonal de 160m, quem finalizasse o percurso antes garantiria um ponto. Os quatro atletas com maior pontuação avançavam para a semifinal, competindo então o 1º contra o 4º e o 2º contra o 3º, os vencedores disputaram a medalha de ouro, os perdedores brigavam o bronze.
 
O primeiro a entrar na água foi o baiano Diego Nascimento, de 15 anos, na disputa da prova do C1 masculino, que enfrentou o argentino Joaquin Ezequiel Lukac, e levou a melhor conquistando a medalha de ouro para o Brasil. Está foi a primeira competição e medalha internacional de Diego, que espera ser a primeira de muitas. “Fui muito bem na prova, dei 100% e consegui meu objetivo que era o ouro. Agora vou treinar bastante para participar de Sul-americanos e Mundiais, e conquistar mais medalhas”.
 
A segunda disputa do dia foi do atleta Josias Souza, no K1 masculino. O brasileiro foi para a final contra outro argentino, Valentim Rossi. Josias garantiu mais um pódio e a segunda medalha para o Brasil, desta vez uma prata.
 
 
Nas disputas femininas o Brasil não tinha mais chance do ouro, e as atletas disputaram o bronze. Maria Laura duelou contra a chilena Isidora Muâoz, no C1 e Débora Coelho enfrentou a colombiana Nassim Ardila, as duas brasileiras ficaram com a quarta posição.
 
Reunindo novas promessas do esporte, a competição contou com canoístas de idades entre 15 e 16 anos, muitos deles estreantes em competições internacionais.
 
Em duas edições dos Jogos Sul-Americanos da Juventude o Brasil já conquistou um total de cinco medalhas. Três medalhas em 2013 no Peru, e duas nesta edição em Santiago.
 
Mais informações

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +