07/10/2021 09:00
Boletim ABCD de setembro de 2021
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 também marcaram nossos corações, mentes e o sentimento de que o esporte vai além das fronteiras, ultrapassa barreiras, dificuldades, expectativas, e apaixona, encanta, encoraja, ensina, inspira, se instala e motiva a todos nós

Motiva, primeiro, a nos movimentarmos mais, pois o esqueleto e o organismo humano foram feitos para a mobilidade. Portanto, um indivíduo saudável não está parado. E segundo, para o movimento com os “combustíveis” compatíveis com o nosso “motor”. Uma pessoa saudável se alimenta e ingere o que faz bem para a sua saúde, de forma consciente e responsável.

O Brasil de múltiplas temperaturas, climas, invernos e primaveras, nos chama para seguirmos em frente na labuta, sem perder o amor que nos move no trabalho, em casa ou no ginásio, quadra, piscina, praia.

E as atividades não cessam: pós jogos, treinos, descanso, férias, o recomeço é diário. E aí está a essência da vida. “Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo”. E que esta pegada rumo a Paris 2024 seja a mais correta e acertada possível.

A Educação mais perto do atleta
Desde março de 2020, quando a pandemia chegou ao território nacional, as organizações pú- blicas e privadas tiveram que se reestruturar e rever seus métodos de trabalho, a fim de preser- var a saúde de clientes e colaboradores. Com a ABCD não foi diferente. As ações educacionais.

Promovidas pela entidade passaram a ser realizadas remotamente, com treinamentos espe- ciais, cursos de capacitação, jornadas e seminários online. Nesse período, os eventos a distância cumpriram o objetivo de informar e conscientizar todos aqueles que atuam no meio esportivo.

Apesar do sucesso do ensino digital, a ABCD sabe que estar próximo ao atleta e ao seu pessoal de apoio é fundamental para transmitir in loco as informações necessárias e, principalmente, mostrar na prática como funciona o controle de dopagem no país. Por isso, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o país, e respeitando todos os protocolos de segurança, a ABCD voltou a realizar ações presenciais em eventos no Brasil.

Você conhece a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos?
Desde 2004, conforme determinado pela Agência Mundial Antidopagem, é publicada a Lista de Substâncias e Métodos Proibidos. A lista é um dos Padrões Internacionais de implementação obrigatória por parte dos Signatários do Código e traz a identificação das substâncias e métodos proibidos para atletas.