A CBCa irá divulgar nos próximos dias os selecionados aptos para disputarem as provas internacionais pelo Brasil, foram três dias de provas para definir os canoístas mais rápidos na água.
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) divulgou os resultados gerais da Seletiva Nacional de Canoagem Slalom Júnior, Sub-23 e Sênior. Aproximadamente 20 atletas estiveram nas provas, Pedro Gonçalves foi o barco mais rápido na água, entre as mulheres Ana Sátila atingiu a porcentagem mínima de 6,79% no caiaque. A disputa aconteceu no último final de semana (09, 10 e 12 de fevereiro), no Parque Radical de Deodoro – Canal João Tomasini Schwertner, no Rio de Janeiro.
No K1 Sênior e C1 Sênior, feminino, a canoísta Ana Sátila obteve as menores porcentagens em ambas as disputas nos três dias de provas. Em segundo lugar, Omira Neta também atingiu os critérios de porcentagem estipulados pela seletiva, tanto no caiaque quanto na canoa. Beatriz Motta conseguiu no segundo e no terceiro dia realizar provas abaixo dos 30% no C1 Sub-23. Já no C1 masculino Sub-23, Kaua da Silva pelo C1 fez 5,45%, um excelente índice, sendo que o máximo era 16%.
O atleta Pedro Gonçalves fez o melhor tempo da categoria K1 Sênior com 92.15 segundos e garantiu a vaga. “Mesmo sendo começo de temporada e não estando 100% fisicamente consegui minha 11º vitória em seletivas nacionais. O objetivo era classificar para todas provas internacionais, estou animado e confiante para esse novo ano que está começando”, enfatiza Pedro.
Agora a Comissão de Canoagem Slalom irá emitir nos próximos dias uma circular fazendo o cruzamento dos resultados e as convocações por eventos.
O Supervisor da Canoagem Slalom, Denis Terezani, disse que o Brasil terá um bom time para temporada 2023. “A seletiva nacional começou em 2022 com o objetivo de ter o melhor time para os Jogos de Paris 2024. O sistema de provas da seletiva possibilitou avaliar as condições técnico-táticas, físicas e psicológica dos atletas, tanto da categoria sub-23, quanto da sênior. Tenho certeza que a equipe que for selecionada irá surpreender nas competições”.
A Seletiva Nacional de Canoagem Slalom contou com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esportes, Comitê Olímpico do Brasil e da CBCa.