Notícia
24/03/2018 02:03
Atletas destacam importância canal do Parque Radical de Deodoro
Provas do Rio Open e Copa Brasil de Canoagem Slalom acontecem até este domingo no Rio. Hoje aconteceram as classificatórias em 17 categorias

A reabertura da pista artificial de Canoagem Slalom no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, tem agradados aos atletas brasileiros e internacionais que disputam até este domingo no local o Rio Open e Copa Brasil de Canoagem Slalom 2018. Neste sábado (24) aconteceram as provas individuais em 17 categorias dos eventos que acontecem simultaneamente em Deodoro, e amanhã estão marcadas as semifinais e finais à partir das 10h da manhã definindo os campeões na Copa Brasil e Rio Open.
 
Contudo, além do aspecto competitivo dos eventos que estão sendo disputados, a estrutura encontrada atualmente no Rio de Janeiro é uma das melhores do mundo e destaca-se por si só, sendo motivo de elogios por parte de inúmeros atletas que já conhecem o local ou que o visitam pela primeira vez.
 
Uma velha conhecida do Parque Radical de Deodoro é a neozelandesa Luuka Jones, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016 no K1 Feminino, destaca a importância do local. “Eu pessoalmente amo esta pista do Rio de Janeiro, uma das minhas favoritas. Eu acho um dos melhores canais de Canoagem Slalom em todo o mundo e com certeza ajudará muito na evolução dos canoístas que treinam aqui”, destacou. 
 
O tcheco Vit Prindis esteve pela primeira vez competindo no Parque Radical, destacou as condições técnicas do canal e se diz ansioso para voltar ao Rio de Janeiro para competição e treinamento, principalmente durante o inverno europeu. 
 
“Achei a pista ótima e na primeira vez que entrei na água eu já gostei bastante. Essa pista é parecida com as pistas europeias, pois os engenheiros que montaram este percurso montaram boa parte das pistas da Europa, mas cada pista tem as suas peculiaridades, e essa é especial, pelas ondas e, normalmente os cursos são mais fluentes, mas como eu disse essa dificuldade deixa a pista mais divertida. Eu espero que a pista continue disponível por mais tempo e que a gente possa voltar aqui durante o inverno, por exemplo”, ressaltou.

 
ACOMPANHE AS FINAIS AO VIVO, NESTE DOMINGO, À PARTIR DAS e 10H, NO YOUTUBE DA CANOAGEM BRASILEIRA www.youtube.com/canoagembrasileira
 
Neste domingo acontecem a partir das 10h da manhã as semifinais e finais das provas individuais de K1, C1 e C2; masculino, feminino e misto (C2); nas categorias Menor, Junior, Sênior e Open; na Copa Brasil e Rio Open.
 
Destaque para os atletas na Copa Brasil
Nas provas classificatórias disputadas neste sábado no Parque Radical destaque para os atletas da APEN E IMEL, de Piraju (SP) e Foz do Iguaçu (PR), respectivamente.
 
Rio Open e as disputas internacionais
O Rio Open conta com atletas de 10 países no evento e abriu o calendário de competições internacionais no Parque Radical de Deodoro, local que também receberá em setembro o Campeonato Mundial Sênior de Canoagem Slalom 2018. 
 
Um dos destaques nas provas de hoje no Rio Open ficou por conta do brasileiro Fábio Rodrigues, primeiro colocado na classificatória do K1 Masculino, considerada a prova mais difícil e disputada da Canoagem Slalom.
 
“O período de treino aqui valeu muito a pena e só tenho a agradecer pela oportunidade. Hoje eu estava muito calmo, muito bem e fiz uma descida bem encaixada. Agora vamos treinar e vamos pra cima em setembro (Mundial) ”, disse Rodrigues ao terminar a prova deste sábado. 


 
No C1 Masculino o melhor tempo foi do tcheco Tomas Rak. Já no C1 Feminino e K1 Feminino destaque para a brasileira Ana Sátila, primeira colocada na classificatória de ambas categorias.
 
A Copa Brasil de Canoagem Slalom e o Rio Open é uma realização da ABraCan com supervisão da CBCa, patrocínio oficial do BNDES por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, GE e Itaipu Binacional e conta com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Subsecretaria do Legado Olímpico e Comitê Olímpico do Brasil. 
 

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +