Notícia
25/07/2019 03:07
Atletas da Canoagem Slalom fazem o último treino no Brasil antes do Pan
Os canoístas são promessas de medalha, dos seis atletas da modalidade que competirão no Peru, cinco são atletas do Instituto Meninos do Lago

FONTE: Itaipu Binacional

Fotos: Alexandre Marchetti


Os atletas da Canoagem Slalom embarcam neste sábado (27) para Lima, no Peru, onde representarão o Brasil na 18ª edição dos Jogos Pan-Americanos, que acontece de 26 de julho a 11 de agosto. Dos seis atletas classificados, cinco fazem parte do Instituto Meninos do Lago (Imel). Todos treinam no Canal de Itaipu, na Itaipu Binacional, que também apoia o Imel.
O coordenador do Instituto, Argos Gonçalves Rodrigues, está otimista. “Pode anotar: voltaremos com pelo menos cinco medalhas, e duas serão de ouro”, garante. “A equipe está bem preparada.”
O time feminino é formado por Ana Sátila Vargas (C1F – Canoa Individual Feminino e Canoagem Slalom Extremo), que acaba de conquistar duas medalhas de ouro e uma de bronze no Mundial Sub-23 na Polônia; Omira Estácia (K1F – Caiaque Individual Feminino) e Marina Souza Costa (Canoagem Slalom Extremo – Feminino). Todas são atletas do Imel.
No masculino, participam Felipe Borges (C1M – Canoa Individual Masculino) e Fábio Scchena Dias Rodrigues (Canoagem Slalom Extremo - Masculino), do Imel; Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê (K1M - Caiaque Individual Masculino), da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos, completa o time.
Parte da equipe fez um último treino no Canal de Itaipu na manhã da última quarta-feira (24). Agora, o objetivo principal é descansar e curtir a família antes da competição. “É bom estar com a cabeça tranquila”, comentou Ana Sátila. “Também é bom estar vindo de um resultado positivo, conquistado com muito esforço. Dá uma confiança extra. Não é sorte, é dedicação e muito treino”, disse.
Felipe Borges, o único iguaçuense do grupo, também destacou a importância de um bom treinamento. “Acabei de chegar da Copa do Mundo, na Europa, que foi essencial para a preparação para o Pan. Agora estou mantendo meus treinamentos na Itaipu e aproveitando pra ficar com a família”.
Felipe participou do Pan-Americano de Toronto 2015 e ficou em terceiro lugar. “Estou confiante de que trarei mais uma medalha para o Brasil neste ano”, completou.
 
Paraguai também terá atleta do Imel
Com dupla nacionalidade, a atleta do Imel Ana Paula Castro também garantiu sua vaga nos Jogos Pan-americanos – mas vai representar o Paraguai. “Estou muito feliz por essa classificatória, estamos trabalhando duro e focados para os Jogos Pan-Americanos. É sempre um orgulho muito grande representar meu país e levar sua bandeira para o lugar mais alto do pódio”, afirma.
 
Calendário
As provas da canoagem slalom do Pan iniciarão no dia 2 de agosto, com a disputa da canoagem slalom extremo. No dia 3 serão realizadas as eliminatórias do K1 e C1 masculino e feminino. As finais estão programadas para o dia 4 de agosto. Todos os testes ocorrerão no Rio Cañete, localizado na cidade de Lunahuaná, 187 km ao sul de Lima.
 
Novidades
Para o Pan, as regras da modalidade foram alteradas e, nas provas do K1 e C1 masculino e feminino, cada país poderá ter somente um representante por prova. Outra troca foi a exclusão da modalidade do C2 masculino e a inclusão de uma nova prova, a da categoria canoagem slalom extremo, que já está no calendário dos Mundiais e nas temporadas de Copas do Mundo de canoagem slalom.
 
O Instituto
O Instituto Meninos do Lago (Imel) é uma iniciativa da Federação Paranaense de Canoagem que conta com o apoio da Itaipu Binacional.
Desde 2009, mais de 1000 crianças e adolescentes carentes já passaram pelo projeto Meninos do Lago, uma das iniciativas do Imel. O iguaçuense Felipe Borges é um exemplo de sucesso dessa ação, que alinha esporte, estudos e resultados. Ao longo do tempo, o projeto se consagrou por revelar grandes talentos.
Em 2011, foi fundado o Imel. A entidade representa os atletas do projeto homônimo e canoístas de Foz do Iguaçu em competições nacionais e internacionais. O instituto se consolidou como a principal escola de canoagem slalom do Brasil e vem dominando o ranking nacional da Confederação Brasileira desde 2010. Uma das principais estrelas reveladas é Ana Sátila.
Atualmente, 600 vagas estão disponíveis para crianças e jovens dos centros de convivência de Foz do Iguaçu.
 
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,6 bilhões de MWh. Em 2016, a usina brasileira e paraguaia retomou o recorde mundial anual de geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh. Em 2018, a hidrelétrica foi responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 90% do Paraguai.

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube