12/07/2022 06:07
Após 30 anos Bahia volta a receber um Brasileiro de Canoagem Velocidade
Grandes nomes da Canoagem Brasileira estarão reunidos em um dos mais importantes eventos do ano para o esporte

Foto: CBCa

A Canoagem Brasileira segue se destacando com importantes eventos que vêm elevando o nível técnico dos competidores e garantindo resultados positivos nas diversas modalidades do esporte. E desta vez não será diferente, com a realização do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que acontecerá entre os dias 21 e 29 de agosto deste ano, na cidade de Santo Estevão, estado da Bahia.

No último final de semana, por meio de publicação no Diário Oficial, o Governo do Estado da Bahia confirmou a realização do evento junto da Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Baiana de Canoagem. A expectativa é de que os melhores atletas do Brasil se reúnam para o campeonato, que deve ter altos índices de rendimento.

Há exatos 30 anos atrás, a Bahia sediava pela primeira vez o Brasileiro de Canoagem, que contou como seletiva para as Olimpíadas de Barcelona em 1992, fato que marcou história e colocou o estado em destaque no esporte, revelando ao longo destes anos novos atletas com grande potencial competitivo, em especial na canoa.

Segundo Luciana Costa, natural da Bahia e vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, as portas se abriram na região de Feira de Santana, com a receptividade da cidade de Santo Estevão, onde a Canoagem chegou a pouco tempo e já criou raízes. “Nosso estado já tem uma forte relação com o esporte, e por isso a partir de 2020 iniciamos um novo polo em Santo Estevão que vem crescendo de maneira satisfatória e promovendo a canoagem de forma positiva para toda aquela região”, conta Luciana.

Além das belezas naturais do local, capazes de encher os olhos de qualquer visitante, há uma grande expectativa para o evento quanto ao nível técnico, tendo em vista que estarão presentes atletas consagrados no cenário nacional e internacional fazendo com que as águas sejam tomadas pela alta competitividade e busca por medalhas. Além disso, a Federação Baiana de Canoagem vem conduzindo 14 etapas estaduais, com provas praticamente todos os finais de semana e atletas treinando intensamente todos os dias.

Para Rafael Girotto, Presidente da CBCa, a expectativa por esse evento é muito grande, pois o estado da Bahia é referência nacional na formação de atletas, tendo como exemplo os medalhistas olímpicos que são baianos. “Já se passaram 30 anos sem que o estado receba um evento da modalidade, e agora, com o apoio do Governo da Bahia e da Federação Baiana, estamos conseguindo levar de volta um evento tão importante para lá, por isso estou muito feliz e esperando um evento de grande nível técnico em meio às belezas naturais da região” afirma Girotto.

A Confederação Brasileira de Canoagem e a Federação Baiana trabalham alinhadas com o Governo do Estado da Bahia na organização e realização e em breve deve divulgar mais informações para atletas e dirigentes.