Notícia
26/09/2019 03:09
Ana Sátila garante vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos
A atleta da Canoagem Slalom foi para a semifinal do K1 Feminino no Mundial que acontece em La Seu d’Urgell na Espanha. Passaram 18 nações nesta fase da disputa, esse é o número máximo de vagas para Tóquio em 2020, assim sendo o Brasil já garante classificação

A Canoagem Slalom do Brasil está garantida nos Jogos Olímpicos, Ana Sátila conquistou a primeira a vaga brasileira para Tóquio nesta quinta-feira (25) na disputa pelo K1 Feminino no Mundial de Canoagem Slalom em La Seu d’Urgell na Espanha. Voando na água ela passou com facilidade para a semifinal fazendo o 12º melhor tempo na primeira descida da classificatória.
 
Serão 30 atletas na semifinal que representam 18 nações, entre eles o Japão que já tem vaga assegurada nos Jogos Olímpicos por ser país-sede. Alguns países terão mais de um atleta na disputa, já o Brasil contará só com Ana Sátila. A Federação Internacional de Canoagem – (ICF sigla em inglês), destinou para o Mundial 18 vagas para Tóquio no K1 Feminino, ou seja, todos os participantes da semifinal já garantiram vaga para olímpica e também a Rússia, que não foi para a semifinal mas teve o melhor desempenho entre os outros países nas eliminatórias com a vaga aberta pelo Japão que não participa da eliminatória.
 
“Eu não tenho palavras para descrever esse momento novamente de poder competir nos Jogos Olímpicos, eu gostaria de agradecer a todos que me apoiaram, agradecer a Foz do Iguaçu onde eu moro atualmente e Primavera do Leste onde iniciei minha carreira”, fala.
 
A canoísta ainda disputa o C1 nesta sexta-feira (26), nesta categoria também vale vaga olímpica, caso Sátila também fique entre classificadas para Tóquio a Confederação Brasileira de Canoagem terá até 10 dias após o evento para decidir qual das duas vagas irá abdicar, pois um atleta só pode garantir uma única embarcação por país no Mundial. A vaga é do Brasil para oficializar sua ida a Tóquio Ana Sátila passará pela seletiva nacional que acontece em 2020 conforme as regras da CBCa, clique aqui.
 
Mesmo assim, se Sátila confirmar como a representante brasileira ela poderá competir nas duas categorias, caso nenhuma outra atleta do país consiga garantir ida para Tóquio, a possibilidade agora é com a única vaga continental que será disputada por todos os países americanos no ano que vem.
 
Esta será a terceira vez que Ana Sátila participa de uma edição dos Jogos Olímpicos, sua estreia foi em Londres – 2012, lá ela foi a atleta mais nova da delegação, quatro anos mais tarde no Rio de Janeiro em 2016 a canoísta era uma promessa de medalha mas um erro custou a classificação para a final e ela ficou em 17º no K1.
 
Natural de Iturama, Minas Gerais, começou sua carreira esportiva quando morava em Primavera do Leste no Mato Grosso. Desde 2012 buscando melhores condições de treinos ela passou a morar em Foz do Iguaçu no Paraná e treinar no Canal Itaipu. Neste ano ela está em 2º lugar no ranking geral do C1 Feminino e em 4º lugar no K1 Feminino, as duas categorias serão disputadas em Tóquio.
 
Nesta sexta-feira (26), além de Sátila, Pedro Gonçalves, Fábio Rodrigues e Guilherme Rodrigues disputam o K1 Masculino, e buscam vaga olímpica, nesta categoria estarão em jogo 18 vagas para Tóquio.
 
Outras disputas que aconteceram nesta quinta (26)
Omira Estacia e Marina Souza também competiram as eliminatórias do K1, as canoístas não conseguiram passar para a próxima fase. Elas ainda disputam nesta sexta (27) ao lado de Satila as classificatórias do C1.

E por pouco tivemos mais um atleta semifinal! Exatamente 0.16s centésimos tirou Charles Correa da próxima fase do C1. Seu tempo de 99.19s na 2a descida da classificatória garantiu a ele a 11a posição. Era a última chance de o brasileiro tentar vaga na semifinal. Na 1a descida ele havia conquistado o 34o lugar, Felipe Borges e Kauã Silva também ficaram nas classificatórias.
 
Programação de Provas Canoagem Slalom
26/09 – Classificatórias 1ª e 2ª descida – C1 Masculino e K1 Feminino
27/09 – Classificatórias 1ª e 2ª descida – K1 Masculino e C1 Feminino
28/09 – Semifinais e Finais – C1 Masculino e K1 Feminino
29/09 – Semifinais e Finais – K1 Masculino e C1 Feminino
 
Programação de Provas Canoagem Descida
26/09 – Classificatórias WK1 Masculino
28/09 – Final WK1 Masculino
 
As disputas começam nesta quarta-feira (25), e irão até o domingo (29) e serão transmitidas ao vivo pelo site da Federação Internacional, acesse aqui.
 
Equipe Brasileira na Europa
 
Ana Sátila
Felipe Borges
Kauã Silva
Pedro Gonçalves
Charles Corrêa
Guilherme Rodrigues
Fábio Rodrigues
Marina Souza

Filiações
Patrocínio
Apoio
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube