Notícia
23/09/2023 07:09
Ana Sátila fica em 5º lugar no K1 em Londres
O Brasil garante mais uma vaga olímpica no caiaque com Omira Estácia, o K1 e o C1 masculino buscarão vaga continental no Campeonato Pan-americano no ano que vem no Rio de Janeiro.

Neste sábado (23), ocorreu as semifinais e finais do caiaque no Mundial de Canoagem Slalom em Londres. Omira Estacia conquista cota olímpica para o Brasil no K1 masculino. Ana Sátila garantiu vaga na final do K1, na semifinal ela fez finalizou a prova em 104.85s, foi o quarto melhor tempo. Já na final, a atleta terminou a prova com quinto melhor tempo, 106.29s.
 
Como Sátila e outras cinco atletas que estavam na semifinal já haviam garantido a cota olímpica pela canoa na sexta-feira (22), elas não participaram da busca pela cota do caiaque. Sendo assim, Omira Estacia que também disputou a mesma prova e fez o tempo de 121.41s, conseguiu ficar entre as 15 nações melhores colocadas e garantiu a vaga ao Brasil.
 
“Acabei de conseguir a vaga olímpica para o Brasil. Estou muito feliz, apesar de não ter sido a descida que eu queria e também não consegui pegar a final, mas mesmo assim estou muito feliz por ter conquistado a vaga para o país” disse Omira.
 
De acordo com as regras previstas para as disputas da Temporada 2024 elaborado pelo Comitê de Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem - CBCa, que estabelece que se em caso do atleta ficar entre os cinco melhores no Mundial a vaga olímpica é automática dele, Ana Sátila tem o direito à vaga também no caiaque. Agora a equipe técnica irá estudar uma estratégia para Paris 2024 e como será a definição dos atletas convocados.
 
Pedro Gonçalves disputou a semifinal do K1 masculino, o atleta terminou a prova com tempo de 98.49s, infelizmente não foi o suficiente para disputar a final, entre as nações, Pepe ficou em 16º, sendo que somente 15 países garantiam classificação para Paris 2024. O atleta se prepara para competir na categoria K1 Cross no domingo. Mathieu Desnos ficou um pouco atrás de Pepê na prova do K1, e também veio a classificação para a final, seu tempo foi de 99.15s.
 
Mas o país ainda tem chance de carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos, através da vaga continental que será disputada no Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom no Rio de Janeiro de 15 a 17 de março.
 
Domingo (24) provas do caiaque cross.
No domingo (24), acontecem todas as provas da categoria K1 Cross. Os atletas Pedro Gonçalves, Mathieu Desnos, Guilherme Mapelli, Ana Sátila, Omira Estácia Neta, Beatriz de Paula, Simões da Motta e Charles Corre vão disputar as provas.
 
As vagas olímpicas do caiaque cross só serão disputadas no próximo ano. Quando haverá um evento só de categoria. Estarão em jogo 3 vagas no masculino (ouro, prata e bronze), o mesmo ocorrerá para o feminino. Os atletas que já estão classificados na Canoagem Slalom, não estão elegíveis para participar desse evento.
 
As provas do Caiaque Cross começam às 04h00 pelo fuso horário de Brasília e irão até às 10h37 da manhã.
Equipe Brasileira no Mundial 2023
Presidente
Rafael Girotto
 
Chefe de Equipe
Denis Terezani
 
Fisioterapeuta
Rafael Velozo
 
Atletas:
Pedro Henrique Gonçalves
Mathieu Desnos
Guilherme Mapelli
Ana Sátila
Omira Estácia Neta
Beatriz de Paula Simões da Motta
Kauã Luiz Amaral da Silva
Charles Correa
 
Treinadores:
Ettore Ivaldi
Ricardo Taques









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3018-7440
Apycom jQuery Menus