Notícia
22/09/2023 07:09
Ana Sátila está garantida em Paris 2024
A atleta conquistou a cota olímpica no Mundial em Londres e por ter ficado em 5º lugar no C1, de acordo com as regras da seletiva brasileira ela está automaticamente classificada.

Nesta sexta (22), aconteceu as semifinais e finais da canoa no Mundial de Canoagem Slalom em Londres. Ana Sátila conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Ela conquistou a cota olímpica para o Brasil, e de acordo com as regras do processo da seletiva nacional ela também carimbou o seu passaporte para mais uma edição olímpica. Charles Corrêa disputou a semifinal do C1 e concluiu com tempo de 166.32s, ele não garantiu a cota olímpica.
 
Ana entrou na água e remou na semifinal da canoa feminina logo cedo, onde assegurou a vaga olímpica para o país ao se classificar para a final da categoria. Na final, a atleta fez o quinto melhor tempo e conforme as regras instituídas pela CBCa garantiram a sua participação nas Olimpíadas.
 
De acordo com a Circular 055/2023, em Seletivas Nacionais de Canoagem Slalom e Caiaque Cross para a Temporada 2024, mais especificamente na regra 3.2 - Sistema de Classificação Global por Pontuação, onde esclarece que qualquer atleta que finalizar entre as cinco melhores embarcações no Mundial de Londres terá automaticamente assegurada sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, a regra é válida pelas categorias de canoa e caiaque, feminino e masculino.
 
Isso significa que Ana Sátila já está oficialmente confirmada para representar o Brasil em Paris 2024, ela conquista a vaga no mesmo local onde participou pela primeira edição olímpica de sua vida, em Londres 2012. Ela também competiu no Rio 2016 e Tóquio 2020.
 
“Claro que eu esperava muito mais, mas acabei muito feliz com esse campeonato mundial. Eu dei o meu melhor, tudo o que eu podia dar para remar bem. Fiquei contente com o resultado. E estou muito feliz de ter conquistado a vaga olímpica para o Brasil. Fui pré-classificada para os jogos agora na 5ª posição da final. Queria agradecer a todos por ter me apoiado” disse Ana
 
Charles Corrêa também remou nesta sexta, ele participou da semifinal da canoa masculina e infelizmente não conseguiu a classificação para a final. Ele teve a penalidade máxima na baliza 16 e dois toques, um na 19 e outra na 23. Seu tempo final ficou em 166.32s. A embarcação brasileira não ficou entre as 12 primeiras nações e por isso não assegurou cota olímpica, agora o objetivo é buscar a vaga continental.
 
“Estou me despedindo da minha participação aqui no Mundial. Mas fiquei feliz em poder representar o meu país depois de três anos fora do circuito internacional. Estou triste por ter deixado a vaga olímpica para o nosso país escapar, mas estou confiante para as próximas etapas. Vamos ter mais uma chance ainda para a gente agarrar essa vaga no Campeonato Pan-Americano. E continuar o trabalho. Muito obrigado mesmo pela torcida de todo mundo” falou Charles.
 
Sábado (23) semifinais e finais do caiaque.
Neste sábado (23), acontecem as semifinais e finais da categoria K1. Omira Estacia, Ana Sátila, Mathieu Desnos e Pedro Gonçalves disputarão as semifinais em busca da classificação para as finais e a vaga olímpica.
 
Horário das provas pelo fuso de Brasília
 
K1 Feminino
06h19 – Ana Sátila
06h33 – Omira Estácia
 
K1 Masculino
07h15 – Pedro Gonçalves
08h23 – Mathieu Desnos.
 
Equipe Brasileira no Mundial 2023
Presidente
Rafael Girotto
 
Chefe de Equipe
Denis Terezani
 
Fisioterapeuta
Rafael Velozo
 
Atletas:
Pedro Henrique Gonçalves
Mathieu Desnos
Guilherme Mapelli
Ana Sátila
Omira Estácia Neta
Beatriz de Paula Simões da Motta
Kauã Luiz Amaral da Silva
Charles Correa
 
Treinadores:
Ettore Ivaldi
Ricardo Taques









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3018-7440
Apycom jQuery Menus