Notícia
08/07/2018 13:50
Ana Sátila é o destaque brasileiro na 3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom
A canoísta conquistou mais duas medalhas neste domingo (08), em Augsburg na Alemanha. Nas três etapas do Campeonato ela subiu no pódio quatro vezes

Ela está impossível! Ana Sátila garantiu mais dois pódios para o Brasil em Augsburg, na Alemanha, durante a 3ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, o primeiro pódio do dia foi conquistado no C1 Feminino, com um bronze que para a brasileira teve “gostinho de ouro”. E já pelo K1 Extremo Cross veio a tão sonhada medalha dourada. Com esses resultados Sátila entra novamente para a história da Canoagem Brasileira com quatro pódios na temporada do campeonato.
 
O dia foi dela, logo pela manhã na Europa, madrugada no Brasil, Ana Sátila começou sua maratona de provas na semifinal do C1 Feminino, ela obteve o quinto melhor tempo e garantiu a vaga na final. Na disputa por medalha ela fez uma ótima descida, mas teve um toque na baliza “22” o que a deixou com o bronze, e a comemoração foi grande: “Foi um gostinho de ouro, foi uma descida muito legal, fiquei bem feliz com a minha performance”, diz Sátila que completou o percurso em 115.79 segundos.
 
Depois das duas descidas do dia na canoa foi a vez do K1 Extremo Cross, mais três provas e remadas intensas. A atleta teve sua irmã Omira competindo ao lado,m e as duas foram as mais rápidas na semifinal, onde apenas um atleta por país pode continuar na disputa. Como Sátila chegou na frente, ela continuou na disputa e representou o Brasil na final. A prova foi dominada pela brasileira do início ao fim, que conquistou sua primeira medalha de ouro em Copas do Mundo. “De manhã eu já havia falado que na canoa o bronze teve um gosto de ouro, e agora a medalha veio. Estou muito feliz e agradeço a todos pela torcida”, comenta.
 
Com esse resultado Ana Sátila leva quatro medalhas na temporada, durante a 1ª Etapa da Copa do Mundo na Eslováquia garantiu a prata no K1 Extremo Cross. Já na Polônia veio o bronze no C1 Feminino e agora na Alemanha, ouro e bronze pelo Cross e na canoa.
 
Mineira de nascimento, com poucos anos de idade foi morar em Primavera do Leste no Mato Grosso onde conheceu a modalidade esportiva. Em 2012 mudou-se para Foz do Iguaçu e passou a treinar no Canal Itaipu, dentro da usina de Itaipu, cidade-sede da Equipe Permanente de Canoagem Slalom. Ano a ano a atleta ganha destaque, e consegue feitos inéditos ao Brasil. Já conquistou em 2016 uma prata em Praga pelo C1 Feminino na disputa da 4ª Etapa da Copa do Mundo e ano passado no Mundial realizado em Pau na França uma prata no K1 Extremo Cross e um bronze no C1 Feminino.
 
“Estou cada vez mais otimista com a Ana Sátila e principalmente com a Canoagem Brasileira, temos excelentes atletas, eles estão dando muito orgulho para nós, isso é importante, é resultado de todo um trabalho que começou há alguns anos. O investimento no esporte é algo que dá certo”, afirma João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
 
 
Pedro Gonçalves garantiu o 19º lugar no K1 Masculino
 
O atleta esteve próximo de garantir vaga na tão sonhada final, ele fez o tempo de 100.74 segundos, e teve uma penalidade no último obstáculo da prova, se não tivesse tocado ficaria em 11º lugar e 10 centésimos para estar entre os 10 classificados.
 
Além de Pepe, Guilherme Mapelli e Fábio Rodrigues disputaram o caiaque, mas ficaram nas classificatórias. Já pelo C1 Masculino, Felipe Borges, Kauã Silva e Gustavo Selbach Júnior não garantiram vagas nas semifinais.
 
Agora as atenções irão para o Mundial Júnior & Sub-23 em Ivrea na Itália, onde 11 atletas irão disputar o campeonato. Pepe, Mapelli e Fábio Rodrigues, com idade acima dos 23 anos, irão retornar ao Brasil.
 
 
Equipe na Europa
 
Atletas
Ana Sátila
Omira Estácia
Pedro Gonçalves
Fábio Rodrigues
Guilherme Mapelli
Felipe Borges
Gustavo Selbach Jr.
Kauã Silva
 
Equipe Técnica
Cassio Ramon Petry
Ricardo Taques

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +