O domingão começou prateado para a Canoagem Brasileira, Ana Sátila subiu no pódio na Copa do Mundo de Canoagem Slalom que aconteceu em Augsburg na Alemanha, ela conquistou uma medalha inédita para a sua carreira, uma prata no K1 Cross em Copas do Mundo. A atleta tem um ótimo desempenho nesta prova, ela já foi campeã mundial nesta categoria em 2018 e teve outras medalhas de bronze em edições das Copas do Mundo. O K1 Cross é a nova modalidade olímpica da canoagem e fará sua estreia nos Jogos Olímpicos Paris 2024. O Brasil contou com cinco atletas na disputa: Ana Sátila, Omira Estacia, Kauã da Silva, Mathieu Desnos e Pedro Henrique Goncalves.
“Eu estou aqui com a prata inédita, foi uma competição acirrada do começou ao fim, foi bem desgastante e sair assim da prova com essa medalha é uma sensação incrível, obrigado mais uma vez para todos os que torceram por mim, agradeço a Canoagem Brasileira, o Time Brasil e a todos os meus patrocinadores”, fala Sátila.
A final foi disputada no início da tarde em Augsburg na Alemanha, início da manhã de domingo (04) no Brasil. Sátila largou bem, ficou entre as três primeiras, e no giro pela quarta baliza, fez uma volta perfeita e passou Monica Vilarrubla de Andorra que terminou em terceiro. Em todo o trajeto ela ameaçou bem a italiana Stefanie Horn que conquistou a medalha de ouro.
O fim de semana foi bem agitado para a brasileira, além do K1 Cross, ela também disputou o caiaque e a canoa pela Canoagem Slalom. No sábado (03), chegou a semifinal do C1 e terminou em 14º lugar, na sexta-feira (02) pelo K1 a canoísta ficou em 11º.
Brasileiros em Augsburg
No K1 Masculino, dois brasileiros na água, Mathieu Desnos obteve a melhor colocação e disputou a semifinal ficando em 16º lugar com o tempo de 97.80s, Pedro Gonçalves na mesma prova teve duas penalidades máximas ao cruzar as balizas 03 e 04 e acabou na 39º colocação. Os dois também disputaram o K1 Cross, Mathieu ficou nas quartas de finais terminando em 11º lugar, Pedro Gonçalves teve uma falta e ficou no Time Trials.
Omira Estácia ficou nas eliminatórias do K1 Cross e terminou em 30º, nas disputas pela Canoagem Slalom ela ficou em 21º no C1 e em 43º no K1. Kauã da Silva pelo C1 Masculino ficou nas eliminatórias e terminou em 36º lugar.
Ao todo competiram 240 atletas de 43 nações dos cinco continentes em seis disciplinas – caiaque, canoa e caiaque cross, masculino e feminino. O grupo brasileiro está há algumas semanas na Europa realizando treinamento e se preparando para a temporada de competições internacionais. Agora as atenções serão para a 2ª Etapa da Copa do Mundo que acontecerá no próximo fim de semana entre os dias 09 a 11 de junho em Praga na República Tcheca.
Equipe Brasileira na Europa
Atletas
Ana Sátila
Mathieu Desnos
Kauã da Silva
Omira Estácia
Pedro Henrique Gonçalves
Chefe de Equipe e Treinador
Ettore Ivaldi