Notícia
31/10/2023 07:10
Ana Paula Vergutz está pronta para sua quarta edição dos Jogos Pan-Americanos
Após Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, Ana Paula vai em busca de mais uma medalha.

A canoísta brasileira Ana Paula Vergutz está pronta para sua quarta participação nos Jogos Pan-Americanos, antes de descobrir sua vocação para o esporte aquático, jogava vôlei na adolescência, mas percebeu que não tinha a impulsão necessária para se destacar.
 
Foi durante um passeio na lagoa em Cascavel, cidade que representa, que ela se deparou com pessoas remando e, a partir desse momento, seu destino na canoagem foi traçado. Aos 17 anos, Ana Paula iniciou sua jornada na canoagem e desde então nunca olhou para trás.
 
Ao longo de sua carreira, Ana Paula Vergutz acumulou experiências notáveis. Ela fez parte da delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, onde competiu no K4. No entanto, a competição terminou com uma frustração, já que a equipe brasileira ficou em 5º lugar.
 
“Posso falar que foi uma das primeiras frustrações e daí daquele momento em diante, eu falei, que não queria mais competir em campeonatos e ficar com o pescoço vazio, quero ir para brigar e conquistar um lugar no pódio”.
 
Sua determinação e esforço a levaram ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto, onde conquistou a medalha de bronze na categoria K1 200m. Em Lima, nos Jogos Pan-Americanos de 2019, Ana Paula Vergutz conquistou mais um bronze, consolidando sua posição como uma das principais atletas do Brasil na modalidade.
 
"Para Santiago, com toda essa experiência em Jogos Pan-Americanos, estou analisando todos os pontos dos erros que tive para não repeti-los. O friozinho na barriga sempre vem, se não tiver, não tem graça", brincou.
 
Além de seu compromisso em competir no mais alto nível, Ana Paula também está pensando no futuro. Após os Jogos Pan-Americanos, seu objetivo é buscar uma vaga para as Olimpíadas de Paris. Além disso, ela deseja compartilhar seu conhecimento e experiência com atletas iniciantes na canoagem.
 
“Sou muito grata pelas oportunidades que já tive na canoagem e por tudo que conquistei. Meu objetivo agora, depois desse Pan é buscar a vaga para olimpíada em Paris, e também ajudar os outros atletas, quem sabe ser uma técnica e repassar todo meu conhecimento aos iniciantes da canoagem”.
 
As competições de Canoagem Velocidade nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 ocorrerão na bela Laguna Grande, em San Pedro de la Paz, de 01 a 4 de novembro.
 
ATLETAS EM SANTIAGO 2023:
Canoagem Velocidade
Ana Paula Vergutz
Evandilson Neto
Filipe Vieira
Heuer Rodrigues
Isaquias Queiroz
Roberto Maehler
Valdenice Conceição
 
Equipe Técnica
Rafael Girotto - Presidente da CBCa
Álvaro Koslowski - Chefe de Equipe
Lauro de Souza Júnior - Treinador
Nivalter Santos de Jesus - Auxiliar Técnico
Arthur Correa - Líder da Base
Glaucio Paredes - Fisioterapeuta
Rui Raggio - Fisioterapeuta
Paula Benayon - Médica









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3018-7440
Apycom jQuery Menus