08/12/2020 04:12
Aldeia Três Unidos recebeu o Campeonato Estadual de Canoagem
O evento foi realizado no mês passado e contou com a presença de 25 atletas, a prova também marcou o primeiro ano de atividades do Projeto Piloto Canoagem Amazônica

FOTO: Marcelo Luz

No final do mês passado foi realizado na Aldeia Três Unidos na foz do Rio Caueiras com o Rio Negro há 60 quilômetros de Manaus o Campeonato Estadual de Canoagem Velocidade do Amazonas, o evento contou com a presença de 25 atletas divididos em todas as categorias. A data marcou um ano de atividades do Projeto Piloto Canoagem Amazônica, iniciativa da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e em parceria com a FAS – Fundação Amazônia Sustentável e a ACENA - Associação de Canoagem Encontro das Águas.

Foram realizadas sete provas ao todo, dividas em competições com a canoa e com o caiaque masculino e feminino na distância de 200 metros, também teve uma prova de Canoagem Maratona, com a participação de visitantes Master da Canoagem no Amazonas.

Pelo K1 Masculino 200 metros Sênior, o mais rápido foi Tailon Araujo com o tempo de 44 segundos, o atleta é da Categoria Cadete e tem apenas 16 anos. Ele também foi o destaque no C1 Masculino Sênior onde concluiu o percurso em 50.42 segundos. Entre as mulheres, destaque no K1 200 metros quem levou a melhor foi Tais Araujo com o tempo de 55:55segundos.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner, este evento marca um potencial do desenvolvimento esportivo na região Amazônica. “Estamos descobrindo talentos, um campeonato regional é muito importante para o desenvolvimento esportivo de um atleta. Temos um grande potencial de crescimento, o nosso projeto piloto completa um ano com excelentes resultados, queremos multiplicar mais núcleos para trabalhar no próximo ciclo olímpico”, comenta.