Foto: CBCa
Pela primeira vez a cidade de Capitólio em Minas Gerais sediou uma edição do Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem Maratona. E quem volta mais feliz pra casa é a equipe baiana da ACI – Associação de Canoagem de Itacaré que conquistou o primeiro lugar geral. O evento foi realizado no último final de semana (03 a 05 de março), promovido pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio da Federação Mineira de Canoagem e Prefeitura Municipal.
Mais de 150 atletas de todos os estados do Brasil participaram das competições durante os três dias, na praia artificial Domingos Gonçalves Machado nas águas do Lago de Furnas.
O evento também serviu como classificatório para o Campeonato Mundial que irá acontecer em agosto na Dinamarca. Segundo o Supervisor da Canoagem Maratona, Klaus von Gal, o campeonato foi um sucesso. “Os atletas ficaram surpreendidos e adoraram a novidade do campeonato, que foi a prova de curta distância que já existe em competições internacionais, são circuitos de 3,5 quilômetros, uma mistura de velocidade e maratona. Posso dizer que o campeonato superou nossas expectativas”.
Na Paracanoagem o atleta destaque foi Rafael dos Santos, conquistando ouro no KL3, tanto na prova dos 3,5km da Short Race, quanto a prova tradicional dos 10,5km. Outro atleta destaque foi o Roberto Maheler que levou ouro no K1 Sênior 21km e no K2 Sênior 21km, junto com o Édson Isaías, ambos atletas da seleção do caiaque.
“A gente deu uma diversificada no modelo de provas, incrementando essa prova nova e é uma prova que veio pra ficar. No sábado e domingo tivemos as provas tradicionais. Gostaria aproveitar o momento e agradecer a Prefeitura de Capitólio, Confederação Brasileira de Canoagem, parabenizar todos os atletas pelos excelentes resultados”, pontuou Klaus.
Confira todos os resultados (clique aqui)
Equipes destaques:
O Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem Maratona também trouxe o destaque para três associações que conquistaram as melhores pontuações. Em primeiro lugar, a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) conseguiu uma pontuação impressionante de 1242 pontos, mostrando o resultado do trabalho árduo e dedicação de seus atletas e treinadores. Em segundo lugar, a Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (ARCCA) obteve 518 pontos, e em terceiro lugar, a Associação de Canoagem de Capitólio alcançou 477 pontos.
Essas associações demonstram a importância do trabalho em equipe, treinamento constante e perseverança para alcançar grandes resultados no esporte.