Notícia
24/10/2022 06:10
ACI e Ibres são os clubes campeões no Rio de Janeiro
As equipes participaram do maior evento das águas 2022 que fez parte do evento conjunto entre a Canoagem Brasileira e o Remo Brasil

Foto: CBCa


Um evento histórico que marcou a união de dois grandes esportes náuticos: Remo e Canoagem, assim foi a O Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo e Pararemo e Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. Na Canoagem Velocidade a Bahia dominou os primeiros lugares, com a ACI – Associação de Canoagem de Itacaré em primeiro lugar com 154 pontos, seguido da ACC – Associação Cacaueira de Canoagem de Itacaré que fez 84 pontos. Na terceira posição, AMC – Associação Marauense de Canoagem de Maraú que garantiu 56 pontos.
 
Já o título de campeã na Paracanoagem foi para o IBRES – Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social de Brasília/DF. A entidade fez 223 pontos, ficando bem a frente da segunda colocada a APA Petrolina/PE. Em terceiro foi o Brasil VA’A. 
 
As disputas reuniram mais de 400 atletas de várias cidades do Brasil, no Estádio de Remo da Lagoa. Foi a primeira vez que as duas modalidades fizeram um evento juntas e o resultado foi muito positivo para todos e foi considerado o maior evento sobre águas do ano no Brasil. Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, remo e canoagem saíram na vanguarda ao se unirem para um evento tão vitorioso.
 
“Eu agradeço a hospitalidade do Remo Brasil e da presidente Magali, que não mediu esforços para que o evento acontecesse. A gente estava com uma expectativa muito boa para a união dos esportes e agora tudo isso se tornou uma realidade, com a realização desse evento fantástico. Eram esportes que andavam separados, mas tem os mesmos objetivos e agora podemos pensar em remadas mais fortes. Foi uma semente plantada, estamos saindo na vanguarda e espero que sirvamos de exemplos para outras modalidades, pois o acredito que essas ações só tendem a fortalecer o esporte Olímpico e Paralímpico”, declara Girotto.
Na opinião da presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR), Magali Moreira, o sucesso do evento não podia ter sido maior e ela prometeu trabalhar junto com o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Rafael Girotto, para transformar o evento em anual.
 
“É primeira vez que temos um evento unindo o remo e a canoagem desde a existência das duas modalidades e foi um aprendizado para todos. Eu adorei tudo que eu vi acontecer aqui, principalmente, a troca de informações entre os atletas e o clima de confraternização, O sucesso foi tão grande que já estamos conversando para que o evento entre para o calendário anual do remo e da canoagem e soube que as federações internacionais já estão pensando em fazer eventos pelo mundo unindo as duas modalidades. Isso é maravilhoso”, avalia Magali Moreira.
 
O CBI de Remo e Pararemo e a Copa Brasil de Canoagem e Paracanoagem têm apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
 
Flamengo conquista o tricampeonato no Remo
O Flamengo dominou o Campeonato Brasileiro Interclubes de Remo, com vitória em 16 das 45 provas disputadas ontem e hoje, somando pontos. O segundo lugar ficou com o Botafogo, com oito pontos, e Martinelli em terceiro, com um ponto. Pelo Pararemo, Flamengo ficou em primeiro lugar, com três pontos, seguido pelo Pinheiros (SP) e pelo Vasco da Gama (RS), com um ponto cada um.
 









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus