Notícia
20/01/2023 07:01
A WADA divulga os resultados de sua Conferência Mundial de Educação de 2022; acrescenta as apresentações da Conferência à ADEL
Resultados da Conferência Mundial de Educação WADA 2022: Enfatizando a Inovação, Colaboração e Implementação nos Esforços Anti-Doping

Foto: WADA


A Agência Mundial Antidoping (WADA) tem o prazer de compartilhar os resultados de sua Conferência Mundial de Educação 2022 e de anunciar que acrescentou numerosas apresentações da Conferência à sua Plataforma de Educação e Aprendizagem Antidoping (ADEL). Gostaríamos também de compartilhar o vídeo recapitulativo do GEC produzido por nosso gracioso anfitrião, Sport Integrity Australia.
 
O presidente da WADA Witold Bańka enfatizou em suas observações iniciais que a educação deve se tornar um pilar central da estratégia esportiva limpa de toda organização antidoping, por isso esperamos que, compartilhando estes resultados e recursos, facilitemos a continuação destas conversas e esforços.
 
Os nove resultados seguintes foram identificados sob os três temas centrais da Conferência:
 
Inovação
01 Nos esforçamos para alcançar os atletas desde o playground até o pódio com programas educacionais progressivos e sob medida.
 
02 Trabalhamos coletivamente para elevar o conhecimento e a experiência dos profissionais em todas as áreas do antidoping através da educação.
 
03 Continuamos a implementar o Padrão Internacional de Educação de forma inovadora e criativa, assegurando ao mesmo tempo que ele seja compreensível para os atletas e outros.
 
Colaboração
01 Concordamos que existe uma responsabilidade compartilhada para educar os atletas e o pessoal de apoio aos atletas.
 
02 Promovemos uma abordagem equilibrada de antidoping, com um enfoque renovado no apoio aos atletas e na prevenção de violações inadvertidas das regras antidoping.
 
03 Nós nos esforçamos para trabalhar em conjunto para assegurar que os programas educacionais sejam baseados em evidências e pesquisa em ciências sociais.
 
Aplicação
01 Incentivamos os comportamentos esportivos limpos, educando os atletas sobre o que eles devem fazer e não apenas sobre o que eles precisam saber.
 
02 Envolvemos os atletas e promovemos uma educação baseada em valores para garantir que os atletas comecem a praticar um esporte limpo e permaneçam limpos.
 
03 Nós defendemos ativamente a educação e a fornecemos através de uma variedade de atividades para garantir a aprendizagem contínua. 
 
Mais uma vez, gostaríamos de agradecer à Sport Integrity Australia por sediar a Conferência, assim como aos nossos participantes e palestrantes - profissionais e pesquisadores antidoping de todo o mundo - que se reuniram para celebrar uma nova era na educação. Somente através de uma ação coletiva podemos realmente aproveitar o valor da educação para prevenir o doping no esporte". Como disse o Sr. Bańka, nossos esforços antidoping para "apoiar e prevenir" são tão importantes quanto aqueles para "pegar e punir".
 
Para manter a dinâmica da Educação Esportiva Limpa, a WADA apoiará três simpósios regionais em 2023, na África do Sul (20-21 de fevereiro), Argentina (28 de fevereiro - 2 de março) e Cingapura (26-27 de julho). Detalhes desses simpósios serão promovidos em cada região.
 

Esperamos vê-los todos novamente no GEC 2024 na França, com mais detalhes para seguir em breve.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus