Notícia
27/07/2022 06:07
A dois anos dos Jogos, COB detalha planejamento para Paris 2024
Brasil terá base principal a 600m da Vila Olímpica e outras quatro fora de Paris

Foto: William Lucas/COB


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu nesta terça-feira, dia 26, atletas, dirigentes, patrocinadores e imprensa em um evento em São Paulo para celebrar o marco de dois anos para os Jogos Olímpicos Paris 2024. No encontro, a entidade apresentou detalhes do planejamento esportivo e da logística operacional que serão implementados para oferecer as melhores condições aos atletas brasileiros. O grande diferencial, mais uma vez, serão as bases de apoio. Ao todo, o Time Brasil terá cinco locais exclusivos, entre eles o principal, a 600m da Vila Olímpica.
 
“Estamos reunidos para celebrar um marco fundamental na caminhada brasileira para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e falar sobre o planejamento do COB diante de um ciclo curto e desafiador. Daqui a exatos dois anos, esperamos voltar a ver as arquibancadas lotadas de torcedores e amantes do esporte vibrando com os feitos dos maiores atletas do mundo. Será um ciclo curto e intenso para todos nós, em que seguimos tendo ótimos resultados esportivos e que nos enchem de orgulho. Subimos ao pódio, fizemos história e quebramos recordes. Seguimos confiantes nessa caminhada até 2024”, declarou Paulo Wanderley, presidente do COB, elogiando os resultados esportivos recentes do país.
 
Outro ponto destacado foi a importância da definição com antecedência das bases de apoio do Brasil na França, planejamento que teve início em 2020 para oferecer atendimentos de excelência como fazem alguns dos principais comitês olímpicos nacionais mundo afora.
 
Diferentemente de Tóquio e seu fuso-horário de 11 horas em relação ao Brasil, que exigia uma aclimatação mais intensa, em Paris a operação do COB funcionará exclusivamente no período dos Jogos. Em Saint-Ouen, o COB terá cinco instalações à disposição, a apenas 600 metros da Vila Olímpica. Cada um desses locais oferecerá serviços específicos no período dos Jogos.
 
Monumento histórico e símbolo da cidade, o Château Saint-Ouen pode acomodar serviços médicos, preparação mental, áreas operacionais e alimentação brasileira, além de ser o ponto de encontro dos atletas com seus amigos e familiares. Função similar terá a Escola Petit Prince, base de apoio voltada à performance esportiva. No Parque das Docas será construída uma quadra temporária e exclusiva para o vôlei de praia.
 
Já no Ginásio das Docas, as seleções masculina e feminina de vôlei de quadra poderão realizar seus treinos de quadra e academia a menos de 10 minutos da Vila Olímpica, sem restrição de horário. Por fim, a Serra Wangari receberá a operação de uniformes. A seleção masculina de vôlei será a primeira a testar a operação em Saint-Ouen. A equipe estará na cidade francesa em agosto, às vésperas do Mundial.
 
“O trabalho do COB começou antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio e essa é a concretização desse planejamento de longo prazo, trabalhado por várias mãos, em busca de oferecer suporte na preparação dos nossos atletas. Nós criamos estratégias e entendemos ser extremamente importante dar apoio em todos os detalhes para que os nossos atletas só se preocupem em competir”, afirmou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB.
 
Além de Saint-Ouen, o COB oferecerá bases de apoio às modalidades esportivas cujas competições serão realizadas fora de Paris. São os casos da vela, em Marselha; do handebol, em Lille; do remo e da canoagem, em Seine-et-Marne; e do surfe, no Taiti.
 
Prestigiaram o evento 14 medalhistas olímpicos, entre eles o membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman, presidentes das Confederações Brasileiras Olímpicas, integrantes da Comissão de Atletas do COB, além de Thiago Milhim, Secretário Estadual de Esportes de São Paulo, Carlos Augusto Vianna, Secretário Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo, Bruno Souza, Secretário Nacional de Esportes, Christophe Alamelama, Consul Geral Adjunto da França em São Paulo, entre outros.
 
O presidente da Organização Desportiva Sul-americana, Camilo Perez elogiou o crescimento esportivo do Brasil nos Jogos Olímpicos. “Quero parabenizar o COB pelo grande êxito esportivo do Brasil. O que fica para um dirigente esportivo é o resultado esportivo, e o Brasil, como nunca, vem alcançando um crescimento enorme. Parabéns a todos e desejamos muito sucesso em Paris”, declarou Camilo.









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus