Notícia
17/06/2015 09:22
4ª Copa Santarena promove a Canoagem no Norte do Brasil
Evento reúne competições e seminários dos dias 19 a 22 de junho

A 4ª Copa Santarena de Canoagem acontece este fim de semana na cidade de Santarém (PA) e contará com seminários e competições. O evento terá início com os dois primeiros dias de seminários sobre canoagem, com os temas “Esporte Rendimento Detecção de Talentos” e “Treinamento Esportivo Alto Rendimento”. As atividades começarão todos os dias às 8 horas da manhã e encerram-se no fim da tarde. Este seminário tem como palestrante oficial o Dr. Heros Ferreira representante da CBCa.
 
O desporto da Canoagem tem crescido e se popularizado no Estado do Pará. Além de ser um esporte olímpico e ecologicamente correto é fonte de saúde, lazer e distração às crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais, promove a oportunidade e o prazer de atuar, de participar, criar hábitos saudáveis de esforço e disciplina.
 
Evaldo Malato, supervisor da Canoagem Tradicional na Confederação Brasileira de Canoagem, revela a importância do seminário que irá ocorrer. “Esse seminário é sem dúvida muito importante para o desenvolvimento da canoagem no Pará, estamos tentando trazer à tona a canoagem como esporte importante que é. Quem sabe futuramente conseguiremos implantar na grade curricular das escolas ribeirinhas e no quadro das disciplinas do curso de Educação física, o que seria um grande marco na historia de nossa canoagem brasileira” ressalta Malato como sempre bastante esperançoso em suas investidas.
 
O fomento da Canoagem nos estados do norte brasileiro é de suma importância e a escolha do local da 4ª Copa Santarena tem também relação com as celebrações do aniversário da cidade que ocorre neste fim de semana. A Canoagem, que já é tombada como patrimônio imaterial do estado, está buscando cada vez mais incorporar atletas e desenvolver talentos.
 
A 4ª Copa ainda conta com as disputas da 1ª Etapa do Campeonato Paraense de Canoagem Velocidade e Maratona. Os eventos prometem reunir pela primeira vez em Santarém (PA) os atletas da canoagem para mostrarem suas habilidades na orla do Lado do Mapirí. “Vai ser uma boa oportunidade de fomentar e reunir os atletas do nosso estado” comenta Malato.
 
A realização deste evento tem apoio da ASCAE - Associação Santarena de Canoagem e Vela,  presidida por Jackson Miranda,  e supervisionada pela Federação de Canoagem do Estado do Pará e Confederação Brasileira de Canoagem. Para mais informações entrar em contato com Evaldo Malato pelo e-mail evaldomalato@hotmail.com ou pelo telefone (91)983158826, ou Jackson Miranda Presidente da ASCAE no telefone (93) 991470690.
 









Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus