Federação Paranaense de Canoagem
História

História da Canoagem Geral

A canoagem nasceu na Groelândia, onde canoas serviam de veículo de pesca e trabalho aos esquimós. Existem registros também de que no século XVI índios americanos utilizavam canoas feitas de madeira e peles para retirar seu alimento dos rios e lagos.

Caiaque, na língua local da Groelândia, significa "barco de caçador", e seu uso era permitido somente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção da embarcação.

Posteriormente, na América do Norte, surgiram as versões conhecidas como "canoas canadenses", embarcações feitas com troncos vazados. A canoagem como é conhecida hoje tem influência de 1864, quando o escocês MacGregor percorreu os rios da Inglaterra com seu caiaque Rob Roy.

No Brasil, a canoagem surgiu como esporte informal no ano de 1943, através de um imigrante alemão, José Wingen, que construiu uma embarcação de madeira parecida com as que ele utilizava durante sua infância quando competia num clube da Alemanha. Mas foi nas décadas de 70 e 80 que a canoagem teve um avanço com a chegada dos primeiros caiaques em fibra de vidro trazidos da Europa e da Argentina.

A Confederação Brasileira de Canoagem foi fundada em 1988 e apesar de ser uma confederação relativamente nova já está conseguindo resultados expressivos na esfera internacional.

 

Surgimento da Canoagem no Paraná

 

Primeiras Associações do Paraná

Acanopi - Associação de Canoagem do Norte Pioneiro

 “Tudo começou no ano de 1988, quando os universitários de Ibaiti resolveram procurar uma alternativa rentável, que lhes ajudassem no transporte diário para a Cidade de Jacarezinho, onde localizavam as respectivas faculdades. Pela distância de 200 km percorrida de segunda a sábado, ida e volta, as despesas do transporte de ônibus eram enormes. Eu e meu irmão Hélder havíamos acabado de comprar dois caiaques e mesmo sem ter a menor noção do que se tratava, sugerimos um grande Festival de Canoagem. Os membros da associação adoraram a ideia, assim como o Prefeito Municipal que na época pensou que caiaques eram as canoas de madeira tradicionais utilizadas pelos pescadores locais. Existem muitos causos para serem contadas à respeito desse evento nesses vinte e poucos anos, mas para resumir a conversa, o primeiro evento foi um sucesso de público e mídia e aí a marca tem resistido até os dias de hoje....” lembrou Argos Gonçalves Dias Rodrigues, o idealizador  e fundados  da ACANOPI.

Patrulha das Águas – A Associação Londrinense Patrulha das Águas

Patrulha das águas se iniciou com um grupo de amigos no norte pioneiro do Paraná na cidade de Londrina, com objetivo  de percorrer os rios da região com caiaques para fiscalizar as águas, então no ano de 1993, quando esse grupo já pode possuir  alguns caiaques do modelo turismo  adquiridos por um tipo de consórcio, começaram então percorrer os rios da região como, rio Taquara, rio Apucarana Grande, rio Apucaraninha e rio Tibagi, com isso começaram a perceber a importância de se criar uma associação para que novos adeptos entrasse para este esporte e então neste mesmo ano foi criado a Associação Patrulha das Águas, pelo Sr. João Batista Moreira Souza  ficando conhecido por “João das Águas” um espaço foi adquirido pela prefeitura Municipal de Londrina nas margens do Lago Igapó para ser sede da Patrulha das  Águas, com  intuito de percorrer as águas da região, começaram a perceber a degradação pelo homem à natureza, e várias ações foram realizadas para não permitir que isso acontecesse e tomasse proporções devastadoras ao meio ambiente.

Além de realizar estas ações ao meio ambiente começou também o interesse por parte de alguns filiados em participar de provas de Canoagem, com o surgimento do Primeiro Festival de Canoagem de Tomazina, depois desta primeira participação em eventos de Canoagem o grupo começou, então, a percorrer os rios em forma de aventura e treinamentos para os eventos de Canoagem.

Fundação da Federação Paranaense de Canoagem – FEPACAN

A Federação Paranaense de Canoagem foi fundada na cidade de Londrina, Paraná, no dia 03 de novembro de 1993 por alguns grupos de canoístas liderados pelo Sr. João Batista Moreira Souza, conhecido futuramente por “João das Águas”, por ser um militante em prol ao meio ambiente.  A Federação Paranaense de Canoagem, é uma entidade que organiza e regulamenta o esporte no estado, filiada à Confederação Brasileira de Canoagem - CBCA, sem fins econômicos como rege seu estatuto.

Devido as vastas regiões hidrográficas do estado, há vários centros de treinamento fortes, os que se destacam são em Foz do Iguaçu na Itaipu Binacional, com Treinamento de Canoagem Slalom, outro celeiro de jovens atletas de Ribeirão Claro, do Rio Paranapanema, e também a região do Rio Tibagi. Foi fundada pelo Sr. João Batista Moreira e Souza residente na cidade de Londrina e também fundador e idealizador da Patrulha das Águas juntamente com mais alguns amigos e filiados.

Gestões – Diretoria Executiva

1993 / 1995 – Sr. João Batista Moreira e Souza

1996 /1998 – Sr. Gelson Moreira e Souza

1999 /2000 – Sr. Argos Dias Gonçalves

2001 /2002 – Sr. Argos Dias Gonçalves

2003/ 2005 – Sr. Valdecir Fernandes da Cruz

2006 /2009 – Sr. Valdecir Fernandes da Cruz

Fatos que marcaram

1997 - Jogos Mundiais da Natureza – Costa Oeste do Paraná

No Estado do Paraná, mais especificamente na Costa Oeste, a qual faz fronteira com a Argentina, Paraguai e Mato Grosso do Sul, durante os dias 27 de setembro a 05 de outubro de 1997, foi realizada a primeira edição dos Jogos Mundiais da Natureza. Um evento de espetacularização esportiva, num conjunto de modalidades adequadas e vislumbrando um cenário cinematográfico, que celebrou esportes da terra (ciclismo, escalada, golfe, hipismo, orientação com arco e triatlon), do ar (balonismo e pára-quedismo), e das águas (canoagem travessia, canoagem slalom, rafting, pesca e vela), tendo como princípio que o mais importante que a disputa entre os atletas era mostrar que o homem pode viver em contato com a natureza, mesmo ela sendo o seu maior obstáculo. O Estado do Paraná implantava neste período, um macro projeto de desenvolvimento, e os JMN, faziam parte desta proposta, visando um objetivo maior, que seria alterar o perfil sócio-econômico da região costa oeste, até então especificamente agrícola, para uma área de atração turística. A utilização de um paradigma esportivo "culturalmente novo" para a população envolvida e do estado, como meio de desenvolvimento, prendeu-se ao fato de novas funções do esporte em desenvolvimento.

1997 – Centro de Esportes da Natureza – Entre Rios Do Oeste – PR (Canoagem velocidade)

1998 – Canoagem nos Jogos Escolares do Paraná  - Cascavel –PR

1999 -  Jogos dos Povos indígenas – Guairá - PR

Paraná palco de Grandes Eventos

1998 - Copa do Mundo de Canoagem Velocidade - Entre Rios do Oeste, PR

2000 - Copa do Mundo de Canoagem Velocidade - Curitiba, PR

2000
- Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade - Curitiba, PR

2001
- Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade - Curitiba, PR

2001- Campeonato Mundial Júnior de Canoagem Velocidade - Curitiba, PR

2002 - Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade - Curitiba, PR

2003 - Copa do Mundo de Canoagem Velocidade - 1ª Etapa - Curitiba, PR

2004 - Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade - Curitiba, PR

2007 - Campeonato Mundial de Canoagem Slalom - Foz do Iguaçu, PR

2007
- Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom e Pré-mundial - Foz do Iguaçu, PR

2009
- Itaipu Internacional de Canoagem Slalom - Foz do Iguaçu, PR

Associações Filiadas

2009/2010 -  11 Entidades filiadas em situação regular

                        06 Entidades Filiadas em situação irregular

                        Relação das entidades: Consultar o link "filiados" no menu

Em busca de um futuro melhor


A canoagem paranaense tem o orgulho em dizer que cresceu muito nos últimos 20 anos e os resultados desta evolução pode ser visto tanto nos resultados conquistados esportivamente quanto administrativamente. Para o presidente em exercício da FEPACAN Valdecir Fernandes da Cruz, na história da canoagem paranaense estas conquistas são frutos de muitas pessoas que contribuíram para que o esporte chegasse ao patamar que tem hoje.

"Convivo com a canoagem há mais de 20 anos e nestes anos foram inúmeras as pessoas que lutaram pelo esporte, como também hoje onde temos muitos parceiros espalhados pelo Paraná . Sem eles, certamente, não teríamos a estrutura e a dimensão que temos atualmente”.

Contudo é necessário ampliar e fortalecer os clubes, associações de canoagem do Paraná para que possamos sonhar com uma medalha olímpica e obter ainda mais resultados de expressão nacional. “Pelo tamanho do estado do Paraná e seu potencial para a canoagem, devemos estar definitivamente empenhados em desenvolver grandes projetos, pois só assim, poderemos garimpar futuros campeões, formarem novos técnicos e disseminar conhecimento referente à canoagem”.

O que é a Canoagem

A partir da necessidade do homem nasce um esporte. Essa é a história da canoagem, um esporte olímpico que por toda sua tradição e organização é tido como um dos principais no mundo dos esportes.

A habilidade com as canoas é uma técnica que vem sendo aperfeiçoada por muitos povos, mas o esporte canoagem é recente e tem sua origem na América.

A canoagem participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos na Alemanha, em 1936, se mantendo até hoje.

No Brasil quem regulamenta o esporte é a Confederação Brasileira de Canoagem - CBCA. Ela é a responsável por organizar as competições e determinar os campeões de cada modalidade.

Momento Histórico para Canoagem Slalom Paranaense

No dia 23 de setembro o Presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Valdecir Fernandes da Cruz,  assinou o Termo de Compromisso 4500012590 com a Itaipu Binacional comprometendo-se ao desenvolvimento da Canoagem Slalom para 80 jovens das escolas públicas da Vila C, de Foz do Iguaçu.

Serão contemplados pelo convênio, meninas e meninos da Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima, Colégio Estadual Flávio Warken e Colégio Estadual Paulo Freire que juntos aos atletas do Centro de Convivência Darci Zanata que já estão trabalhando há mais de um ano, aumentarão de forma significativa o número de embarcações em todas as categorias da Canoagem Slalom no Brasil.

Os novos atletas serão convocados de acordo com os critérios do Ministério do Esporte inseridos no programa “Descoberta do Talento Desportivo” e serão direcionados às vagas pré-definidas para as categorias existentes. Em assim sendo, a previsão é que a partir do mês de outubro o Brasil possa contar com as seguintes novas embarcações:

 

 

2006

2007

2008

2009

média

Barcos previstos no projeto

AUMENTO DO NÚMERO DE EMBARCAÇÕES P/ O BRASIL

K1M

51

43

21

33

37

25

67,57%

K1F

05

05

05

06

5,25

17

323,81%

C1

10

09

05

11

8,75

21

240%

C2

02

03

04

05

3,50

12

352,86%

C1F

00

00

00

00

00

16

1.600%

 
“Este é o Projeto de nossas vidas, se a Canoagem Slalom não der certo aqui na cidade de Foz do Iguaçu, em parceria com a Itaipu Binacional, em nenhum outro local isso acontecerá. Primeiro porque as condições de treinos são quase perfeitas, segundo porque a logomarca da Itaipu Binacional além de abrir portas para parcerias com escolas e novos parceiros,  exige da nossa Entidade organização, responsabilidade, dedicação, trabalho e trabalho”. Dessa forma definiu o projeto o Presidente Valdecir Fernandes da Cruz.

Projetos

Projeto Meninos do Lago – Foz do Iguaçu
Projeto Caiaque Pólo – Foz do Iguaçu

Projeto Ministério do Esporte

Projeto Meninos do Lago – Aprovado e não captado
Projeto Equipe Permanente – Aprovado e não captado

Metas para 2010

Aumentar o número de associações de 17 a 21 com criação de novos clubes
Aumentar o número de atletas
Implantar novos Projetos
Ampliação e renovação – Projeto Meninos do Lago

Contato:
Federação Paranaense de Canoagem
Rua: Pedro Bssso -700 –Pólo Centro – Foz do Iguaçu –pr
Telefine 045 3027 2052 – email: fepacan@hotmail.com

Governo do ParanáSaneparJMaluceliBolsa AtletaComitê Olímpico Brasileiro Comitê Paralímpico Brasileiro International Canoe Federation Internation Rafting Federation Pan American Canoe Federation Confederacion Suramericana de Canotaje Banco Nacional do Desenvolvimento Lei de Incentivo ao Esporte GE Itaipu Binacional Governo Federal
Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus BNDES Facebook Flickr Youtube Google +