Brasil termina primeiro dia de disputas da modalidade com medalhas na K1 1000 e na C1 1000; Isaquias valoriza experiência nos Jogos Sul-americanos”
O Brasil conquistou dois bronzes na manhã desta terça-feira (11), nas provas de canoagem velocidade dos Jogos Sul-americanos Assunção 2022. Vagner Souta, na categoria K1 1000, e Isaquias Queiroz, na C1 1000, terminaram na terceira posição de suas disputas e garantiram as medalhas.
Os competidores tiveram que enfrentar o vento, o frio e a chuva, que inclusive atrasou o início das provas, para remar na Baía de Assunção. Na K1 1000, Vagner Souta teve um bom início, mas não conseguiu ficar na liderança. Sempre se mantendo entre os três primeiros, garantiu o bronze na reta final.
Já Isaquias Queiroz, em sua primeira competição após as férias, não teve o mesmo desempenho de eventos anteriores, como quando ganhou medalhas olímpicas e mundiais. Mesmo assim, ele valorizou o bronze conquistado e a experiência em Assunção.
"Foi longe de estar na água o Isaquias que o pessoal conhece. Viemos para cá para aproveitar, desfrutar os Jogos Sul-americanos, são os últimos da minha carreira. Queria ter ganhado o ouro, mas não deu. Uma semana só de treinamento não é o suficiente, meus adversários treinaram muito e mereceram a medalha. Estou feliz de ter ganhado o bronze, saio daqui com uma medalha", analisou.
"Remar mil metros sem treinar é muito ruim é muito desgastante. É uma sensação muito ruim no corpo de fazer isso sem treinar. Nosso objetivo principal sem dúvidas é a medalha de ouro olímpica em Paris, é nisso que estamos focados. Aqui estamos para desfrutar, estar com os companheiros da América do Sul e compartilhar experiências", completou.
As provas da canoagem velocidade continuam nesta quarta-feira, 12, com outras categorias e mais brasileiros lutando por medalhas nas águas de Assunção.
Veja as provas no último dia de competições pela Canoagem Velocidade:
Quarta-feira (12)
09h00 – K1 Feminino 500 metros com Ana Paula Vergutz
09h15 – K2 Masculino 500 metros com Vagner Souta e Edinho Silva
10h00 – C2 Masculino 500 metros com Isaquias Queiroz e Erlon de Souza
Quinta-feira (13)
09h00 – K1 Feminino 200 metros com Ana Paula Vergutz
09h45 – K1 Masculino 200 metros com Edinho Silva
Delegação do Brasil pela Canoagem Velocidade
Equipe CBCa
Alvaro Koslowski – Chefe de Equipe
Lauro de Souza Júnior – Treinador
Ronilson de Oliveira – Auxiliar Técnico
Fábio Canhete – Assessor de Imprensa
Adrian Zimmermann – Fotógrafo/Videomaker
Atletas
Ana Paula Vergutz
Edinho Silva
Erlon de Souza