Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona - Palmas - TO
21/08/2009 - 23/08/2009
Home


XVII CAMPEONATO BRASILEIRO DE MARATONA



Local: Palmas, TO – Lago Luis Eduardo Magalhães (Lago de Palmas), Praia da Graciosa
Data: 21 a 23 de agosto de 2008

Organização: Federação Tocantinense de Canoagem – FETOCAN
Supervisão: Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa


I - Distância e Categorias
Sábado, 22/08 – 09:00 h:
35 Km (05 portages)  
K-2 Senior masc.

28 Km (04 portages)  
C-2 Senior
K2 Senior fem.

21 Km (03 portages)
K-1 Junior masc.
C-1 Júnior
K-1 Cadete masc.
K-1 Master masc.
K-1 Master B masc
K-1 Master C masc
C-1 Master
K-2 junior fem.

14 Km (02 portage)
C-1 Cadete
K-2 Menor masc.
K-2 Cadete fem.
K-2 Menor fem.
K-2 Única Fem.*

3 Km
K-1 Escola Infantil masc.
C-2 Menor
Classe III adaptada

Domingo, 23/08 – 9:00 h:
35 km (05 portages)
K-1 Senior masc.

28 km (04 portages)
K-1 Senior fem
C-1 Senior

21 km (03 portages)
K-2 Júnior masc.
K-1 Júnior fem.
K-2 Cadete masc.
K-2 Master masc.**
C-2 Junior

14 km (02 portage)
K-1 Cadete fem.
K-1 Menor masc.
K-1 Menor fem.
C-2 Cadete

7 km (sem portage)
K-1 Adaptada

3 Km (sem portage)
K-1 Escola Infantil fem.
C-1 Menor

Observações:
•    É necessário um mínimo de três participantes e duas associações para haver as provas nas categorias acima citadas. É permitido ao atleta subir de categoria (ou descer, no caso da categoria máster), caso sua prova não tenha o número mínimo de participantes.
•    * A prova K2 Única* feminina será realizada somente se não houver número de inscritas suficiente para a realização da prova na respectiva categoria das atletas. Assim, com o objetivo de incentivar a participação feminina em Maratona, será permitido a formação de embarcações com atletas de diferentes categorias de idade (desde que pertençam à mesma entidade) independente de estarem já competindo no K1 em suas respectivas categorias.
•    ** Para a prova K-2 Master masc., as equipes poderão formar a guarnição da embarcação com atletas máster e máster B em uma mesma embarcação, ou também, Máster e Máster, ou até mesmo, Máster B e Máster B ou Máster C. Essa medida foi tomada a fim de incentivar os atletas Máster, Máster B e Máster C a participarem também da prova K-2.

II - Categorias de Idade
Infantil - nascidos em 1997 ou posteriormente.
Menor - nascidos em 1995 e 1996.
Cadete - nascidos em 1993 e 1994.
Júnior - nascidos em 1991 e 1992.
Sênior - nascidos entre 1980 e 1990.
Máster – nascidos entre 1974 e 1979
Máster B - nascidos entre 1970 e 1973.
Máster C - nascidos em 1969 ou anteriormente

III - Características do Percurso
Lago de Palmas – Luis Eduardo Magalhães (praia da Graciosa)

O percurso será realizado no lago Luis Eduardo Magalhães (Lago de Palmas), na praia da Graciosa, com águas profundas, limpas e tranqüilas. Havendo a incidência de vento forte nos dias de competição, existe a possibilidade de o lago ficar mexido,necessitando o uso de saia, bombas de escoamento (não elétricas) e além disso, o uso de flutuadores será obrigatório.
Os circuitos serão descritos minuciosamente na reunião de chefes de equipe, com a entrega de um croqui para melhor entendimento dos participantes.

IV - Inscrições
As inscrições deverão ser enviadas impreterivelmente até o dia 16 de agosto de 2009. As inscrições deverão ser enviadas para thiago@canoagem.org.br, com cópia para cbca@canoagem.org.br em formulário específico anexo, em formato excel. Entretanto, para realizar a inscrição o atleta e entidade deverão estar em dia com o sistema de cadastro da CBCa. As inscrições serão respondidas com uma confirmação de recebido. A taxa de inscrição será de R$ 20,00 (vinte reais) por atleta que deverá ser paga na reunião de chefes de equipe.

Vale ressaltar que de acordo com o regulamento de canoagem maratona da CBCa, o número de embarcações inscritas por prova é livre, sem limitação numérica.

V - Alojamento e Alimentação
Praia da Graciosa
Alojamento e alimentação
Foram providenciadas 50 vagas masculina e 50 vagas feminina para alojamento. Sendo assim, as primeiras 50 inscrições masculinas e 50 inscrições femininas serão contempladas com o direito de utilizar o alojamento gratuito. Deverão trazer roupa de cama para utilizar o alojamento. Aqueles que não forem contemplados, entrar em contato com NAYANNA, da agencia AUTENTICA TURISMO pelo telefone (63) 3225-6000/ (63)8406-1771 ou pelo e-mail nayanna@autenticaturismo.com.br.

Para  informações sobre locais para alimentação, entrar em contato com Nayanna, no mesmo contato acima.

VI – Reunião Chefes de Equipe
A reunião de chefes de equipe será realizada no mesmo local do alojamento, às 18:00 hrs. do dia 21 de agosto, Sexta - feira logo após o controle de embarcações da sexta - feira. É OBRIGATÓRIA a participação de um representante de cada equipe nesta reunião visto que nela deverão ser confirmadas e pagas as inscrições de todos os atletas, serão distribuídos os numerais de atletas e será explicado detalhadamente o percurso. Equipes que não estiverem representadas na reunião de Chefes de Equipe NÃO PODERÃO PARTICIPAR DO XVII CAMPEONATO BRASILEIRO DE CANOAGEM MARATONA/ SELETIVA PARA O CAMPEONATO MUNDIAL DE CANOAGEM MARATONA 2009.

VII – Controle de embarcações
A fim de evitar transtornos e agilizar a entrada dos atletas na água, o controle de embarcação será realizado na sexta - feira, 21 de agosto, das 15hrs às 17:30hrs e no sábado dia 22 de agosto, das 7hrs às 8hrs. No controle será verificado se os barcos estão dentro dos padrões do evento e será colado um selo para verificação futura pelo árbitro de controle de entrada na água.

Especificações das embarcações:
K1 - 520cm, 8kg (peso mínimo)
K2 - 650cm, 12kg (peso mínimo)
C1 - 520cm, 10kg (peso mínimo)
C2 - 650cm, 14kg (peso mínimo)
Obrigatoriamente, os caiaques deverão utilizar algum tipo flutuador.

VIIa – Controle de atletas – entrada na água
Para entrada dos atletas na água, será averiguado um documento de identificação do atleta e também se o barco possui o selo de controle.

VIII - Premiação
Serão premiados os atletas 1os., 2os. e 3os. colocados nas respectivas categorias assim como as associações campeãs, vice-campeãs e terceiras colocadas do XVII Campeonato Brasileiro de Maratona. Os atletas, nas suas respectivas categorias, pontuarão para a sua associação através do seguinte critério:
1o. colocado - 70 pontos
2o. colocado - 42 pontos
3o. colocado - 27 pontos
4o. colocado - 16 pontos
5o. colocado - 10 pontos
6o. colocado - 06 pontos
7o. colocado - 03 pontos
8o. colocado - 02 pontos
9o. colocado - 01 pontos


Campeonato Mundial de Canoagem Maratona 2009.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona será a única seletiva que irá definir a seleção nacional que poderá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, na cidade de Crestuma, Portugal, entre 16 e 20 de setembro de 2009. A regulamentação da prova será a mesma do Campeonato Brasileiro. Haverá dois critérios para a seleção dos atletas que valerão de acordo com a disponibilidade de recursos:

•    1º critério:
Serão selecionados os dois primeiros colocados das provas K1, K2, C1 e C2 das categorias sênior e junior masculino; K1 e K2 das categorias senior e junior feminino. O barco terceiro colocado em cada uma das provas supracitadas será classificado como suplente, adquirindo o direito de representar o Brasil no caso do primeiro ou segundo não poder ir à competição. Entretanto, esse terceiro colocado não poderá chegar a uma distância maior que 5 minutos após o segundo colocado.


•    2º critério (que valerá apenas na ocasião de haver recurso financeiro para a viagem)
Será estabelecido um índice técnico (tempo) para o atleta adquirir o direito de representar o Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona. Assim, além de terminar a prova dentro do primeiro critério, os atletas necessariamente deverão cumprir o segundo.

OS ATLETAS QUE IRÃO PARTICIPAR DA SELETIVA DEVERÃO FAZER SUA INSCRIÇÃO PARA O BRASILEIRO NORMALMENTE E TAMBÉM SALIENTAR QUE IRÁ DISPUTAR A SELETIVA. NA REUNIÃO DE CHEFES DE EQUIPE, DEVERÁ CONFIRMAR SUA PARTICIPAÇÃO. PARA A SELETIVA, O VALOR DA INSCRIÇÃO SERÁ ISENTA, DEVENDO O PARTICIPANTE PAGAR SOMENTE A INSCRIÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO.


Maiores informações contatar o Comitê de Maratona da CBCa através do e-mail: thiago@canoagem.org.br
Saudações canoísticas,
Thiago Oliveira Borges
Supervisor de Canoagem Maratona - CBCa


COMITÊ DE MARATONA
Thiago Oliveira Borges - Supervisor
R. Dr. Guilherme da Silva, 397
Cambuí, Campinas, SP
CEP 13025-070
Tel.: (0xx41) 9247-5764
E-MAIL: thiago@canoagem.org.br


OBS: A COMPETIÇÃO SEGUIRÁ O REGULAMENTO DE CANOAGEM MARATONA DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM, QUE ESTÁ DISPONÍVEL EM http://:www.canoagem.org.br E TAMBÉM POR ESSE INFORMATIVO.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A Federação Tocantinense conseguiu para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona os seguintes itens:
•    Uma agência oficial para a venda de passagens aéreas, reservas de hotel, city-tour, transfer, etc, Dados da agência oficial – AUTÊNTICA TURISMO: Contato – Nayanna (63) 3225.6000 / 8406.1771   nayanna@autenticaturismo.com.br; site: www.autenticaturismo.com.br
•    20% de desconto na GOL, tarifa operadora, para todos os atletas e/ou interessados em vir na mesma data do evento e que ligarem para esta agência oficial, com o trecho Brasil/Palmas/Brasil.
•    Alojamento para 100 atletas, sendo 50 femininos e 50 masculinos, em beliches, onde o atleta terá que trazer roupa de cama;
E providenciando:
•    Um caminhão para o transporte dos equipamentos, saindo do São Paulo, passando por Rio de Janeiro, Brasília e Palmas – ida e volta;
•    450 alimentações, divididos em almoço e jantar no sábado, e almoço no domingo;

Embarcações CBCa

A CBCa disponibilizará 40 embarcações, entre elas K1, K2, C1 e C2.
As associações interessadas devem enviar enviar email para cbca@canoagem.org.br, com as quantidades. A confirmação será enviada por email, informando a disponibilidade ou não das embarcações.


Termo de responsabilidade
XVII Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona
Palmas - TO  21 a 23/agosto/2009
(DEVE SER PREENCHIDO POR TODOS OS ATLETAS E ENTREGUE NA REUNIÃO DE CHEFES DE EQUIPE)


Equipe:
Chefe de equipe:
Atleta

Eu, ___________________________, portador do RG número __________ declaro que conheço e estou de acordo com o regulamento de canoagem maratona da CBCa, que treinei apropriadamente e que estou competindo de livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os organizadores XVII Campeonato Brasileiro de Maratona. Autorizo por meio desta, o uso de fotos, filmes ou outras gravações em que apareça minha imagem e/ou nome para finalidades legítimas.

_________________________________
Data

______________________________ _______________________________
Responsável (no caso de menores de idade ) Assinatura.

OBS: A NÃO APRESENTAÇÃO DESTE VETARÁ A PARTICIPAÇÃO DO ATLETA NA COMPETIÇÃO












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus