Copa Brasil de Canoagem Oceânica 2008 - Praia da Vila Histórica de Mambucaba - Angra dos Reis - RJ
07/06/2008 - 08/06/2008
Home

Senhor Presidente,

A Eletronuclear – Eletrobrás Termonuclear S.A em conjunto com a Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis - ACOAR, e a Confederação Brasileira de Canoagem - CBCa sentir-se-ão honradas em receber vossa equipe de Canoagem Oceânica  no evento, que será realizado no dia 08 de junho de 2008 - Domingo, na Praia da Vila Histórica de Mambucaba, distante  45 km do centro da Cidade de Angra dos Reis.
Esta competição é validada no Calendário Nacional como a Copa Brasil de Canoagem Oceânica – 2008 e o regulamento da competição está descrito abaixo para o seu conhecimento e devido entendimento:

 
1)Inscrições:
As inscrições serão aceitas até às 16:00h do dia 04/06/2008 e podem ser realizadas através do FAX: (0XX24) 3362-9099 a/c: Sra. Deusa R. Dias da Silva ou pelo e-mail monicaangra@yahoo.com.br, A/C do Sra. Mônica P.Gomes Lopes.
As inscrições deverão ser enviadas por cada Associação e serão confirmadas no ato da retirada do numeral, na praia. Em todas devem constar a assinatura do presidente e/ou responsável técnico da entidade.
A ficha de Inscrição deverá constar as seguintes informações:

Nome da Associação,(Estar registrada na CBCa e apresentar o pagamento de 2008);
Nome do atleta, nº da identidade, data de nascimento e nº de registro na CBCa com a carteira de 2008; (imprescindível para inscrição);
Cidade e Estado que representa;
Classe 
Categoria.
 

* Atenção:
Em hipótese alguma, o Diretor de Canoagem Oceânica da CBCa, membro da organização do evento, acatará situações onde atletas ou associações estejam por regularizar-se, com pendências junto à CBCa em 2008. Caso você e sua entidade não estejam regulares, não se inscreva, poupando assim desgastes desnecessários.

Obs.: As inscrições serão gratuitas.

As inscrições deverão ser executadas no modelo constante no anexo “A”.
O TERMO DE RESPONSABILIDADE, deverá ser obrigatoriamente preenchido por todos os atletas e entregue pelo chefe de equipe a Árbitra Sra. Inês Alonso na praia antes da Reunião Técnica. Neste ato, o atleta ou o chefe de equipe, estará comprovando com as devidas carteiras da CBCa e de identidade as categorias correspondentes de cada atleta inscrito e retirando o respectivo numeral.
O não preenchimento desse TERMO inviabilizará a participação do atleta.
Em hipótese alguma, realizaremos inscrições no dia da prova sob qualquer justificativa, somente faremos a confirmação enviada anteriormente.


2) Categorias e Classes:
As categorias da prova serão:
a)Júnior (entre 15 anos e 18 anos em 31/12/2008)
b) Sênior (entre 19 anos e 34 anos em 31/12/2008)
c) Master (entre 35 e 44 anos em 31/12/2008)
d) Super Master ( 45 anos completos ou mais)

Composição das Classes:
Classe I
Comprimento mínimo: 5,00m
Comprimento máximo:

Classe II
Comprimento mínimo: 4,30m
Comprimento máximo: 4,99m

Classe III
Comprimento mínimo: 4,00m
Comprimento máximo: 4,29m

Os caiaques a serem utilizados serão os de características essencialmente oceânicas, sendo vedada a participação de caiaques utilizados em provas de velocidade e maratona;

Qualquer anormalidade do ponto de vista da segurança percebida nos caiaques pelo árbitro responsável pela checagem dos mesmos,  ele comunicará ao canoísta o problema, não sendo este resolvido, ele desclassificará automaticamente o atleta.

Alguns caiaques escolhidos pelo Diretor Técnico, serão pesados para checagem.

Todos os caiaques obrigatoriamente serão estanques ou terão que possuir
flutuadores internos.
 
PESOS:
Classe I :
Individual   12kg (Inclusive o Pontiac ou similar)    /  Duplo  20kg

Classe II: 
12kg

Classe III: 
12kg


3) Características do Percurso
O percurso será de aproximadamente 25km em águas totalmente navegáveis, aproveitando a beleza da Praia da Vila Histórica de Mambucaba e Praia Brava será apresentado em reunião técnica na praia, uma hora antes do horário da largada;
No dia da prova poderá haver ondulações em até 1m; o que implica na utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, resguardados pelo Regulamento de Canoagem Oceânica da CBCa;
Observar na carta náutica as bóias onde os fiscais ficarão, sendo o canoísta a obrigado a informar o seu numeral em voz alta.

4) Largada
Tipo:  Le Mans com os remos dentro dos caiaques ou tipo embarcado, de acordo com as condições metereológicas do dia.
Data: Domingo, 08 de junho de 2008
Local: Praia da Vila Histórica de Mambucaba
Horário: 10:00h

5) Segurança
Será obrigatório o uso de cobertura contra respingos e colete salva-vidas no corpo pelos atletas;
Haverá embarcações de apoio ao longo do percurso;

Será de inteira responsabilidade do atleta e entidades:
a) Condicionamento físico do atleta compatível com o percurso;
b) Menores inscritos, somente aqueles devidamente autorizados por seus responsáveis e com o Termo de Responsabilidade preenchido;
c) Ter os equipamentos e materiais em perfeitas condições de uso.


6) Premiação
Acontecerá na Praia da Vila Histórica de Mambucaba, à partir das 13:00 h
Haverá troféus para os 3 primeiros canoístas de cada categoria oficialmente aberta e autorizada pelo Comitê de Competição e para as 3 Associações com melhor pontuação.
Todos os competidores receberão um kit da SEMA/2008 contendo um boné e uma camiseta após a entrega do numeral.
Haverá sorteio de brindes de canoagem entre os atletas inscritos e que participaram da competição.

7) Regulamento
O Regulamento será o da CBCa de Canoagem Oceânica, sendo observado a variação do fundo e convés do caiaque em função de novas construções.
Essa observação deve-se somente à inclusão do caiaque na classe referida ou a possível       desclassificação se assim for verificado pelo Diretor de Prova em conjunto com o Comitê de Competição.
O canoísta que por ventura sentir-se prejudicado na reclassificação de seu caiaque, deverá solicitar ao seu Chefe de Equipe, para encaminhar um recurso de acordo com as normas do Regulamento de Canoagem Oceânica da CBCa, ao Comitê de Organização da Prova, junto com o pagamento antecipado de R$ 100,00(Cem Reais), que o julgará e informará a decisão ao respectivo Chefe de Equipe, antes da largada. Dessa forma permitiremos uma maior competitividade entre os canoístas, não gerando assim, futuras reclamações.


8) Programação de Domingo
08:00 – Concentração na praia e hasteamento da Bandeira Nacional;
08:30 – Pesagem dos caiaques notificados;
09:15 – Reunião Técnica na praia com os competidores;
09:30 – Preparação dos caiaques e equipamentos para vistoria técnica final;
09:45 – Informes finais;
10:00 – Largada;
13:00 – Premiação;
14:00 – Encerramento.


Convite:
Convidamos aqueles  que chegarem no Sábado dia 07/06/2008, estaremos realizando neste dia, o “ V Canoando o Rio Mambucaba”, com a largada às 10:00h, próximo ao Campo da Gringa. Este Rio desemboca na Praia da Vila Histórica de Mambucaba, onde ocorrerá a competição de oceânica. Abriremos inscrições para até 50(cinqüenta canoístas), e aqueles que participarem da limpeza do Rio, farão jus a uma camiseta e uma medalha de participação.( Somente os 50 primeiros inscritos).
O percurso é de apenas 08 km e o objetivo principal dessa ação simbólica é mostrar a população ribeirinha, o cuidado com o meio ambiente e a preservação do Rio Mambucaba.
Para inscrever-se basta enviar junto com as inscrições da Copa Brasil, a indicação de participação no V Canoando o Rio Mambucaba - 2008.
Estaremos à disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários pelo e-mail ou telefone indicados acima.

Atenciosamente,

Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis
Eletrobrás Termonuclear S/A.
Equipe Multidisciplinar da SEMA - 2008












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus