Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida - Santo Antônio de Pádua - RJ
03/05/2008 - 03/05/2008
Home
Circular 004/2008 - Canoagem Descida

REGULAMENTO PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO DE DESCIDA 2008 

3 de maio de 2008 - Santo Antônio de Pádua – RJ 

O Campeonato Brasileiro de Canoagem de Descida de 2008, a se realizar no dia 3 de maio em Santo Antônio de Pádua – RJ, terá o seguinte regulamento, que estará à disposição de todos os atletas e representantes de associações que tomarem parte na competição. 

Art. 1º. – Definição: O Campeonato Brasileiro de Canoagem de 2008 será composto de apenas uma prova, a ser realizada em Santo Antônio de Pádua, no dia 3 de maio, com organização da Associação Paduana de Canoagem – APACA, sob chancela da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa. 

Art.2º. – Inscrição: Somente poderão participar da prova os atletas devidamente cadastrados na CBCa, sob a anuência e responsabilidade das respectivas associações filiadas, trajando os equipamentos de segurança – colete salva-vidas e capacete – em perfeitas condições de uso e mediante apresentação do Termo de Responsabilidade preenchido. Para esse evento, a Associação organizadora está isentando o pagamento de taxa de inscrição. As incrições devem ser feitas pela página www.extranet.canoagem.org.br/descida2008

Art. 3º. –  Da prova: a prova será realizada entre o distrito de Paraoquena e o local conhecido como Três Cruzes, num percurso de aproximadamente 10 minutos de descida e com corredeiras de classe III. Cada atleta terá direito a uma única descida cronometrada, sendo a classificação final dada pelos tempos desta única descida. Somente haverá segurança nos locais mais críticos do percurso, devendo cada chefe de equipe avaliar se seu atleta tem ou não condições técnicas de suportar todo o percurso da prova sem correr riscos à sua respectiva integridade física. 

IDa largada: a largada se dará no distrito de Paraoquena, sendo que o procedimento para que a mesma se inicie seguirá algumas regras, a saber: 

a) Zerar cronômetros: os cronômetros dos fiscais de largada e chegada serão zerados impreterivelmente às 14:00 hs em Paraoquena. A APACA desde já orienta às associações que tenham atletas participando da prova, para que designem um representante para estar presente ao ajuste dos cronômetros e, caso seja de seu interesse, que este representante também zere seu cronômetro neste momento. 

b) Ordem de largada: a lista com a ordem de largada dos atletas será disponibilizada até às 14:00 hs em Paraoquena. A ordem de largada será confeccionada por categoria, a saber: 

B1 – Categoria Duck – K1 M 
B2 - Categoria Duck – K1 F 
B3 – Categoria Open Masculina Júnior 
B4 – Categoria Open Masculina Sênior 
B5 – Categoria Open Masculina Master 
B6 – Categoria Open Feminina 
B7 -  Categoria Duck – K2 M  
B8 -  Categoria Duck – K2 F 
B9 – Categoria Rotomoldado K1M 
B10 – Categoria Rotomoldado K1F 
B11 – Categoria Duck – K2 MISTO 
B12– Categoria Oficial K-1 Sênior 
B13 – Categoria Oficial K-1 Júnior
B14-  Categoria Oficial K-1 Master 

c) Do fechamento da pista de prova: o percurso da prova poderá ser utilizado pelos atletas até às 14:30 hs. Depois deste horário, nenhum atleta poderá se encontrar na área de competição, salvo os que forem devidamente autorizados pela organização da prova, sob pena de serem desclassificados. 

d) Largada: os atletas começarão a largar à partir das 15:00 hs, de forma seqüencial a cada um (01) minuto, respeitando-se a ordem de largada. Para isto, todos os atletas deverão estar em Paraoquena no máximo até às 14:45 hs e próximos à linha de largada no máximo 10 minutos antes da sua respectiva largada. A prova contará com uma junta composta por três (03) juízes de largada designados pela APACA com as seguintes funções: um juiz de largada, um encarregado de segurar o barco e um encarregado de anunciar a ordem de largada. A APACA orienta para que as associações que participem da prova designem um representante para se posicionar junto à linha de largada. 

§ Parágrafo único: a junta composta pelos três (03) juízes de largada é responsável por orientar todo o processo de largada dos atletas, respeitando a ordem de largada e os tempos entre uma largada e a subseqüente. Caso um atleta não esteja posicionado na linha de largada no momento estabelecido pela ordem de largada pré-estabelecida estará automaticamente desclassificado, não podendo efetuar a descida num outro momento.  

II – Da chegada: a chegada se dará no local conhecido como Três Cruzes, onde uma junta composta por três juízes designados pela APACA estará devidamente posicionada para fechar o tempo de cada atleta. Estes juízes terão as seguintes atribuições: um juiz  cronometrando e a anotando os tempos; um juiz orientando e identificando o competidor e cronometrando o tempo de chegada; e um juiz apitando no momento exato da passagem do competidor pela linha de chegada e cronometrando os tempos. Estes três (03) tempos serão comparados e, caso algum deles se diferencie dos demais, será descartado. Caso os três tempos sejam diferentes, o tempo oficial do competidor será dado pela média aritmética dos três tempos. A APACA orienta que as associações que participarem da prova designem um representante para se posicionar junto à linha de chegada. 

III – Das categorias e dos participantes: o Campeonato Brasileiro de Descida de 2008 terá nove (09) categorias, abaixo devidamente discriminadas. Cabe ressaltar que cada categoria precisa ter o número mínimo de três (03) competidores, sem os quais a categoria não existirá.  

a)  Categoria Duck – K1 M – Somente poderá participar individualmente o atleta com idade acima de 14 anos, devidamente cadastrado na CBCa, com caiaque inflável, de qualquer dimensão. Não haverá, no ano de introdução da modalidade, separação dos atletas por idade. 

b) Categoria Duck – K1 F - Somente poderá participar individualmente a atleta com idade acima de 14 anos, devidamente cadastrado na CBCa, com caiaque inflável, de qualquer dimensão. Não haverá, no ano de introdução da modalidade, separação das atletas por idade. 

c) Categoria Duck – K1 F - Somente poderá participar individualmente a atleta com idade acima de 14 anos, devidamente cadastrado na CBCa, com caiaque inflável, de qualquer dimensão. Não haverá, no ano de introdução da modalidade, separação das atletas por idade. 

d) Categoria Duck – K2 M - Somente poderão participar em dupla os atletas com idade acima de 14 anos, devidamente cadastrados na CBCa, com caiaque inflável, de qualquer dimensão. Não haverá, no ano de introdução da modalidade, separação dos atletas por idade. 

e) Categoria Duck – K2 F - Somente poderão participar em dupla as atletas com idade acima de 14 anos, devidamente cadastradas na CBCa, com caiaque inflável, de qualquer dimensão. Não haverá, no ano de introdução da modalidade, separação das atletas por idade. 

f) Categoria Duck – Misto -  Somente poderão participar em dupla o atleta e a atleta com idade acima de 14 anos, devidamente cadastrados na CBCa, com caiaque inflável, de qualquer dimensão. Não haverá, no ano de introdução da modalidade, separação dos atletas por idade. 

g) Categoria Rotomoldado K1 M - Somente poderá participar individualmente o atleta com idade acima de 14 anos, devidamente cadastrado na CBCa, com qualquer caiaque de fabricação plástica, de qualquer dimensão. Não haverá, no ano de introdução da modalidade, separação dos atletas por idade. 

h) Categoria Rotomoldado K1 F - Somente poderá participar individualmente a atleta com idade acima de 14 anos, devidamente cadastrado na CBCa, com qualquer caiaque de fabricação plástica, de qualquer dimensão. Não haverá, no ano de introdução da modalidade, separação das atletas por idade. 

i) Categoria Open Júnior: Somente poderá participar individualmente o atleta com idade acima de 14 anos, devidamente cadastrado na CBCa, com qualquer modelo de caiaque que não estejam especificados nas diversas categorias aqui mencionadas. O atleta será considerado júnior até o primeiro dia do mês de janeiro do ano que completará 19 anos de idade.  

j) Categoria Open Sênior: Somente poderá participar individualmente o atleta  devidamente cadastrado na CBCa, com qualquer modelo de caiaque que não estejam especificados nas diversas categorias aqui mencionadas. O atleta será considerado sênior no primeiro dia do mês de janeiro do ano que completará 19 anos até o 31º. dia do mês de dezembro do ano que completar 29 anos. 

k) Categoria Open Master: Somente poderá participar individualmente o atleta  devidamente cadastrado na CBCa, com qualquer modelo de caiaque que não estejam especificados nas diversas categorias aqui mencionadas. O atleta será considerado master no primeiro dia do mês de janeiro do ano que completará 30 anos. 

l) Categoria OFICIAL K-1 Júnior: Somente poderá participar individualmente o atleta  devidamente cadastrado na CBCa, utilizando caiaque nas dimensões oficiais estabelecidas pela FIC. O atleta será considerado júnior até o primeiro dia do mês de janeiro do ano que completará 19 anos de idade.  

m) Categoria OFICIAL K-1 Sênior: Somente poderá participar individualmente o atleta  devidamente cadastrado na CBCa, utilizando caiaque nas dimensões oficiais estabelecidas pela FIC. O atleta será considerado sênior no primeiro dia do mês de janeiro do ano que completará 19 anos até o 31º. dia do mês de dezembro do ano que completar 29 anos. 

n) Categoria OFICIAL K-1 Master: Somente poderá participar individualmente o atleta  devidamente cadastrado na CBCa, utilizando caiaque nas dimensões oficiais estabelecidas pela FIC. O atleta será considerado máster no primeiro dia do mês de janeiro do ano que completará 30 anos. 

§ 1º - A classificação de cada categoria será dada pelos tempos cronometrados pela junta de juízes de chegada, segundo critérios apresentados no  Art.3º, deste regulamento. 

§ 2º - Todos os competidores deverão usar o material obrigatório de segurança (colete salva-vidas, capacete e saia) ao ingressar no rio, seja no treino ou na competição, sob pena de desclassificação da prova. 

§ 3º - Qualquer competidor que receber ajuda externa será desclassificado. 

§ 4º - Qualquer competidor retardatário que dificultar ou impedir a ultrapassagem será desclassificado. 

Art. 4º. – Da premiação: a premiação do Campeonato Brasileiro de Descida de 2008 será composta por troféus e/ou medalhas, distribuídos entre as categorias da seguinte forma: 

a) Categoria Duck K1 M:  medalhas para os três (03) primeiros colocados. 
b) Categoria Duck K1 F: medalhas para as três (03) primeiras colocadas. 
c) Categoria Duck K2 M: medalhas para os três primeiros colocados. 
d) Categoria Duck K2 F: medalhas para as três primeiras colocadas. 
e) Categoria Duck Misto: medalhas para os três primeiros colocados. 
f) Categoria Rotomoldado K1 M: medalhas para os três primeiros colocados. 
g) Categoria Rotomoldado K1 F: medalhas para as três primeiras colocadas. 
h) Categoria Open Júnior K1M: troféus para os três (03) primeiros colocados 
i) Categoria Open Sênior K1M: troféus para os três (03) primeiros colocados 
j) Categoria Open Master K1M: troféus para os três (03) primeiros colocados 
k) Categoria OFICIAL Júnior K1: troféus para os três (03) primeiros colocados. 
l) Categoria OFICIAL Sênior K1: troféus para os três (03) primeiros colocados. 
m) Categoria OFICIAL Máster: troféus para os três (03) primeiros colocados. 

§ Parágrafo único: a entrega dos prêmios se efetuará no Bar do Ado, localizado na Praça do Redondão, à R. José Homem da Costa, bairro São Luiz, onde haverá uma confraternização entre os participantes do evento. 

Art. 5º. – Divergências: O Comitê da Modalidade de Descida deverá instituir a Comissão Disciplinar, na forma estabelecida pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que deverá ser composta por 5 pessoas não participantes das competições, a qual ficará responsável por analisar e decidir sobre eventuais protestos ou reclamações.  

Santo Antônio de Pádua, 4 de Março de 2008 

 

____________________________________________ 
Mauro Lúcio Daher – Supervisor Modalidade Descida CBCa 












Confederação Brasileira de Canoagem

Rua Monsenhor Celso, 231 - 6º andar - Centro - Curitiba - PR - CEP 80010-150
Telefone 41 3083 2600 - Fax 41 3083 2699
Apycom jQuery Menus