Confederação Brasileira de Canoagem Itaipu BinacionalLei de Incentivo ao Esporte BNDES Federação Paranaense de Canaogem Equipe Permanente de Canoagem Slalom

Institucional -> Diferenciais

 
Este projeto tem um diferencial de fundamental importância se comparado às demais ações já realizadas para o alto rendimento na modalidade de Canoagem Slalom no País: a participação efetiva do BNDES como Patrocinador Oficial da Canoagem Brasileira, que garante o trabalho de alto rendimento através de importantes repasses de recursos impedindo a temida falta de investimento que sempre assolou e impediu o seu respectivo desenvolvimento.                                                     
A Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Paranaense de Canoagem sempre foram reféns dos parcos recursos disponíveis aos investimentos, mormente para a modalidade de corredeiras. Agora, através da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte – LIE, a Canoagem Slalom brasileira terá condições de mais um ciclo olímpico se aproximar um pouco mais dos pujantes orçamentos das grandes potências internacionais.
Já devidamente demonstrado pela Canoagem Slalom que os resultados do esporte estão intrinsecamente relacionados ao seu poder de investimento, a partir de agora é possível que a população brasileira, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte, possam esperar melhores resultados para esta modalidade nos Jogos Olímpicos de 2020.
Além da garantia dos recursos para as ações previstas no Projeto, a CBCa desenvolveu diferenciais que direcionam todas as suas ações, garantindo a transparência e buscando a sustentabilidade para promover uma maior efetividade no atendimento dos atletas para que os mesmos possam almejar sempre a excelência das ações realizadas.

 ·                    Metodologia Diferenciada

Após um ciclo vencedor comandado pelos experientes treinadores europeus Ettore Ivaldi e Guilhermo Diez-Canedo Fernández, o Brasil começa a investir neste ínterim de 2017 a 2020 em uma comissão técnica nacional comandada por ex atletas que tiveram a oportunidade de treinar e aprender com os seus antecessores.

 

Uma das obrigações da nova comissão técnica será a capacitação de técnicos nacionais e a exposição de todo o planejamento anual na página oficial, para que auxilie os demais núcleos de canoagem no Brasil e que possibilite de forma transparente, eventuais críticas construtivas dos especialistas da área física e técnica.
                                                     ·                    Crescimento Sustentável
O projeto aprovado faz parte de um Planejamento Estratégico desenvolvido pela Confederação Brasileira de Canoagem visando única e tão somente, a concentração adequada de uma equipe de alto rendimento na Cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.
Obviamente que nem todas as ações necessárias ao Alto Rendimento estão previstas no  projeto aprovado. Vários itens, como por exemplo, as participações nos principais eventos internacionais, que é de fundamental importância para qualquer projeto de alto rendimento, serão inseridas em Planos de Trabalho distintos. Isso facilitará as prestações de contas junto ao Ministério do Esporte e a negociação direcionada para cada item do Planejamento Estratégico.
Ações de captação de recursos acompanhadas de várias medidas organizacionais visam o crescimento sustentável e asseguram a excelência no atendimento aos participantes.

     

                             Assessoria aos Atletas

O atleta terá assessoramento na área desportiva, nutricional, social e educacional. Não serão aceitos atletas que não estejam estudando e a comissão técnica deverá oferecer condições para que consigam conciliar o estudo com os treinos diários.

 

                                                  ·                      Acompanhamento de indicadores

Reconhecendo a necessidade de acompanhamentodos resultados das ações previstas, foi desenvolvido o site oficial como ferramenta para o gerenciamento do Núcleo instalado e a avaliação dos resultados. Indicadores qualitativos e quantitativos descritos através dos relatórios técnico, físico, nutricional, saúde e ambulatorial estarão disponibilizados no site oficial, bem como matérias semanais das atividades diárias dos atletas.
Verificar os efeitos do esporte no comportamento dos atletas em diversos ambientes, além de acompanhar os processos de implantação e execução da Equipe Permanente de Canoagem Slalom, de forma on line, facilitará a gestão das ações e, principalmente, confirmará ao Patrocinador a máxima de que o  esporte é um agente transformador. Consequentemente a efetividade estampada na página eletrônica garante que os recursos humanos, materiais e financeiros estão sendo bem aplicados.
                                                     ·                    Trabalho em Rede
Ciente de suas limitações, a CBCa procura sempre desenvolver parcerias que complementam o trabalho desportivo realizado. Parceiros privados e governamentais nos projetos, como por exemplo, o BNDES, Itaipu Binacional, Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro, viabilizam a continuidade dos serviços oferecidos e parcerias com outras entidades do terceiro setor complementam as ações da Equipe Permanente de Canoagem Slalom.

·                           Transparência

Todas as ações onde envolvam financiamento do Projeto Equipe Permanente de Canoagem Slalom estarão disponibilizadas no site, com demonstração do relatório contábil e esclarecimento do Presidente. Adotando esse posicionamento ético perante os patrocinadores e a sociedade, estará garantida a transparência em todas as ações.

               

                           Responsabilidade Ambiental

Além de um valor fundamental previsto, inclusive, no olimpismo, a responsabilidade por um ambiente limpo e saudável, principalmente dos rios e matas será obrigação dos atletas da Equipe Permanente de Canoagem Slalom.

                

                              Segurança e regras

Os atletas da Equipe Permanente de Canoagem devem participar em eventos realizados em rios de corredeiras compatíveis com suas respectivas habilidades técnicas, não podendo jamais colocar as suas vidas ou a dos colegas em risco. Criou-se o Regimento Interno que norteia todas as ações inerentes aos atletas e comissão técnica.
Escritório:
Av Pedro Basso, 700 CEP: 85863-756
Bairro: Alto São Francisco
Foz do Iguaçu - Paraná
Telefone: +55 45 3027 2052